João Azevêdo anuncia edital do Festival Arte Cena para escolas de ensino médio da Rede Estadual

publicado: 25/02/2019 16h42, última modificação: 25/02/2019 16h43
Delmer Rodrigues (26).jpg

O governador João Azevêdo anunciou nesta segunda-feira (25), durante o programa Fala Governador, a abertura do edital para a realização do ‘Arte em Cena: Festival de Arte e Cultura na Escola’, que em 2019 faz alusão ao Ano Cultural Jackson do Pandeiro. O festival consiste em fomentar, selecionar e valorizar práticas exitosas do cotidiano escolar da Rede Estadual do Ensino Médio da Paraíba, por meio de cinco modalidades artísticas: Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e Literatura, que devem fazer articulação com experiências culturais e artísticas das comunidades locais.

Os objetivos do Arte em Cena são: estimular o interesse, a apreciação e a produção artístico-cultural entre os educandos, valorizando a arte como forma de crescimento social e estético; fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico da escola e experiências culturais e artísticas das comunidades locais, e realizar mapeamento da produção artística nas escolas.

O edital será publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, dia 27 de fevereiro. As inscrições com o envio do projeto terão início no dia 28 de fevereiro e encerrarão no dia 29 de março deste ano, no endereço eletrônico  www.paraiba.pb.gov.br/educacao. No ato de inscrição, a escola deverá inscrever um único projeto, discriminando em quais modalidades irá concorrer, podendo cada escola concorrer com, no mínimo, duas e no máximo cinco modalidades artísticas.

O projeto deverá ser desenvolvido no ano de 2019 e de autoria da própria escola, planejado e executado por estudante do ensino médio, individualmente, em dupla ou em grupo, sob orientação de um professor da escola para sistematizar e deliberar as ações do projeto. O tema do Festival faz alusão ao decreto que institui 2019 como o Ano Cultural Jackson do Pandeiro. O paraibano de Alagoa Grande é considerado um dos maiores ritmistas da história da MPB, sucesso de público e crítica por sua maneira de cantar baiões, cocos, rojões, sambas e marchinhas de carnaval, sendo responsável, assim como Luiz Gonzaga, pela popularização nacional da música nordestina.

Etapas - O festival acontecerá em duas etapas. A Etapa Regional acontecerá de 22 a 26 de julho, em todas as 14 Gerências Regionais de Educação (GRE). É a etapa de classificação dos projetos que vão para a Etapa Estadual. Já a Etapa Estadual está marcada para 31 de agosto em João Pessoa, no Espaço Cultural. Será escolhido o melhor projeto em cada modalidade, totalizando cinco trabalhos.

Este ano o festival contará com uma novidade: o desenvolvimento dos projetos nas escolas com apresentações à comunidade escolar com data prevista para o dia 21 de junho, antes da Etapa Regional.