Notícias
Janeiro Branco: Fundac adere à campanha e promove debate sobre saúde mental
A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac), por meio do setor de Saúde, aderiu à campanha ‘Janeiro Branco’ para falar sobre saúde mental com a comunidade socioeducativa. O assunto já está nas rodas de conversas com socioeducandos, servidores públicos e agentes socioeducativos.
A coordenadora de Saúde Mental da Fundac, Sheila Milena, disse que a campanha ‘Janeiro Branco’ visa disseminar informações sobre o cuidado com a saúde mental. “Na Fundac busca chamar a atenção dos servidores para necessidades, cuidados e quebra de tabus relacionados à saúde mental e emocional”, disse Sheila, ressaltando que ela está focada por meio do WhatsApp para fazer com que as informações cheguem de forma rápida e objetiva e alcance o maior número de servidores.
Para os jovens e adolescentes privados de liberdade, a campanha foi inserida nas ações do projeto Circuito Verão, realizada por meio do setor de Esporte, Cultura e Lazer, nas unidades socioeducativas da Fundac. A campanha já foi lançada na Semiliberdade, junto ao psicólogo da unidade, durante a atividade Revelando Campeões. “Nós falamos sobre a importância da saúde mental e apresentamos algumas técnicas de autocuidado para que eles façam uso quando estiverem em suas alas”, informou Sheila.
Janeiro Branco – Iniciada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende, o movimento é formado por voluntários de todo Brasil que se engajam para disseminar informações e dados sobre saúde mental. Ela ocorre no primeiro mês do ano porque, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.