Iphaep realiza encontro que vai reunir grandes nomes do patrimônio histórico e artístico do país

publicado: 01/08/2024 14h13, última modificação: 01/08/2024 14h13

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), realiza, de 15 a 17 de agosto, o “I Encontro Paraibano de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural”. O evento será realizado no Teatro do Centro de Cultura Arte e Esporte do Sesc, em João Pessoa, e contará com a participação de arquitetos, urbanistas, restauradores, paleontólogos, antropólogos, historiadores, arqueólogos e museólogos da capital e de outros estados do Brasil.

As inscrições para quem deseja participar do evento já estão abertas e podem ser feitas no endereço eletrônico www.iphaep.pb.gov.br/evento

Entre os nomes convidados estão a arquiteta e urbanista Iana Ludermir Bernardino (UFPE); o arqueólogo, paleontólogo e espeleólogo  Juvandi de Sousa Santos (UEPB); o museólogo e restaurador Estácio Fernandes (Salvador/BA); as restauradoras  Pérside Omena e Piedade Farias; o historiador Edvaldo da Cunha Lira;  o sociólogo e antropólogo Carlos Azevedo; procurador do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Marcílio Toscano Franca Filho, e o padre Marcondes Silva Meneses.

Para a diretora executiva do Iphaep, Tânia Queiroga, esse Encontro vai ser muito importante e necessário. “É preciso preservar o patrimônio histórico porque história e memória caminham juntas”, disse Tânia, ressaltando que “patrimônio histórico é a memória de um povo”.

O Encontro também será fórum para temas como ‘O Direito e o Patrimônio Histórico Cultural’; “Urbanismo em Áreas Centrais”; “Como intervir nas áreas protegidas pelo Iphaep na Paraíba”; “Patrimônio Arqueológico e Paleontológico da PB”, “O restauro dos azulejos do Convento de São Francisco, em Salvador/Ba” entre outros.

As temáticas ainda versam sobre “Restauração dos azulejos do Palácio da Redenção do Governo da Paraíba”; Educação Patrimonial”; “Como intervir no Centro Histórico de João Pessoa utilizando o incentivo ao Patrimônio Histórico/ICMS Cultural” ; “Place Branding: Como transformar um lugar em uma marca reconhecida” e “Revitalização do Complexo arquitetônico do Centro Cultural São Francisco”.

Além das palestras, o Encontro contará com exposição de “cases”  de sucesso, experiências “CasaCor”, oficinas de capoeira e desenho urbano, experiências do ReCentro e Prefeitura de Recife; exposição temporária “Notas e Sons: memória do Rádio Paraibano com o acervo do Museu da Rádio Tabajara”; debate com “Periferia Viva na Comunidade Ribeirinha do Porto do Capim, Centro Histórico de João Pessoa” e várias apresentações culturais.

O último dia está reservado para um passeio histórico com visita guiada pela cidade alta e baixa do Centro Histórico de João Pessoa, além de almoço e vivência na comunidade ribeirinha do Porto do Capim e passeio gratuito de canoa pelo Rio Sanhauá com cotação para 40 pessoas.

Homenagem – Os organizadores do Encontro também vão homenagear pessoas amigas e defensoras do patrimônio histórico da Paraíba com a “Medalha Linduarte Noronha”.  Linduarte foi o primeiro diretor do Instituto e exerceu o cargo até março de 1991. Foi também cineasta, jornalista e professor.