Interiorização da saúde viabiliza a oferta de exame no Hospital Regional de Picuí para identificar doenças pulmonares

publicado: 22/08/2023 16h34, última modificação: 22/08/2023 16h34
IMG-20230821-WA0050.jpg

O Hospital Regional de Picuí, unidade pertencente à rede estadual de saúde, já realizou 30 exames para identificação de doenças pulmonares, desde que começou a oferecer o serviço – um mês completado nessa segunda-feira (21). Trata-se do exame de espirometria, capaz de avaliar a capacidade do pulmão e investigar doenças respiratórias. A ação faz parte do projeto de interiorização da saúde em execução pelo Governo da Paraíba para promover melhor assistência e acesso da população aos serviços de saúde.

A fisioterapeuta Raissa Furtado comentou que existe uma alta demanda para a realização dos testes nas cidades do Curimataú e Seridó paraibano, já que os municípios da região contam com muitas pedreiras e fábricas de cerâmicas, que geram muita poeira, aliado ao clima seco, a presença de urânio no solo, entre outros fatores que podem desencadear doenças pulmonares.

“Devido a todos esses fatores o hospital recebe muitos usuários com queixas e sintomas respiratórios, sendo necessária a realização do exame, avaliação, formulação de laudo, e assim ser feito encaminhamento para o tratamento”, esclarece.

De acordo com a fisioterapeuta Clara Cecília, durante o procedimento é medido o ar que entra e sai dos pulmões. “O teste é indolor e o paciente, através de um tubo ligado ao espirômetro, vai aspirar o máximo de ar que conseguir e depois soprar com o máximo de força possível. Logo, a partir do exame de espirometria conseguimos avaliar se o paciente tem um distúrbio funcional obstrutivo ou restritivo ou se ele tem os valores dentro da normalidade, podendo também ser diagnosticado com ambos os distúrbios”, explica.

A espirometria é indicada para pacientes que se encontram em processo de reabilitação pulmonar, pacientes que possuem sintomas respiratórios, como cansaços aos pequenos, médios e grandes esforços, tosse persistente, bem como aqueles que apresentam alguma suspeita de doença respiratória.

A agenda de exames de espirometria do Hospital Regional de Picuí conta com disponibilidade para 20 exames mensais, com marcação realizada pelas Secretarias de Saúde dos municípios da 4ª Região de Saúde, diretamente com a unidade hospitalar.