Notícias

Interessados no CFO da PM têm uma semana para garantir a participação no concurso

publicado: 24/07/2019 10h31, última modificação: 24/07/2019 11h36

O prazo das inscrições para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar entrou na reta final e os interessados em concorrer a uma das vagas devem acessar o site da PM (www.pm.pb.gov.br), até às 23h59 da próxima terça-feira (30), para garantir a participação no concurso. A taxa cobrada é a mesma do ano passado e custa R$ 50. O cargo tem remuneração inicial de mais de R$ 7.200, que é o valor pago ao primeiro posto de oficial, o 2º tenente.

No site, o candidato deve ir até a barra de menu, acessar o espaço “informações”, depois clica em “concurso” e, logo após, em “concurso público”. Esse procedimento vai direcionar o candidato para a página do concurso CFO 2020. Lá, vai ter um link na parte de inscrições para ser acessado, onde, com o número de CPF, o interessado em concorrer começa a fazer a inscrição. É necessário já estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019), que é a primeira etapa do concurso.

Entre os requisitos exigidos para concorrer, estão a idade - completar entre 18 e 32 anos no ano da matrícula no curso, que é 2020 - e a altura (1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres). As outras exigências podem ser consultadas no edital, disponível no site da PM.

O concurso tem cinco fases: a intelectual, os exames de saúde, os de aptidão física, psicológica e avaliação Social. A primeira etapa, o ENEM, acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro. Candidatos classificados em até 5 vezes o número de vagas, serão chamados para as demais fases do concurso. São 25 vagas para candidatos do sexo masculino e 5 para o feminino.

O cargo - A formação prepara o profissional para comandar e coordenar as ações de segurança pública, além do assessoramento ao comando, gerenciando também os recursos humanos e logísticos. O oficial é responsável também pelo planejamento de ações e operações, desenvolvendo processos e procedimentos administrativos militares, de estudos técnicos e capacitação profissional, a fim de proteger e preservar a vida dos cidadãos e garantir o pleno exercício dos seus direitos.