Notícias
Hotéis da Grande João Pessoa registram ocupação média de 95% no Natal e Ano Novo
O litoral paraibano e as belezas naturais do Estado são ótimas opções de lazer para os turistas brasileiros no período da alta estação. O final de dezembro (Natal e Ano Novo) atraiu um número satisfatório de turistas, segundo levantamento da Associação Brasileira da indústria Hoteleira na Paraíba (ABIH-PB).
A rede hoteleira da Grande João Pessoa, o principal portão de entrada de turistas no Estado, registrou uma ocupação média de 95% dos leitos nos finais de semana do Natal (22 a 25) e o do Ano Novo (29/12 a 1º de janeiro). São mais de 14 mil leitos disponíveis.
Na avaliação da presidente da PBTur, Ruth Avelino, é importante comemorar os números apontados pela ABIH-PB. “Há uma crise econômica e o lazer é um dos primeiros itens a ser descartados pelas famílias. O ruim seria se fosse uma retração tremenda e isso iria repercutir diretamente no setor. Menos hóspedes significa menos turistas gastando em nossos restaurantes, utilizando nossos receptivos, consumindo nosso artesanato”, analisou a executiva paraibana.
Ruth Avelino disse ainda que o número de turistas que estiveram visitando o ‘Destino Paraíba’ ou que ainda estão aproveitando as férias no Estado pode ser maior do que registrado pelo levantamento da ABIH-PB. Segundo a executiva paraibana muitas famílias ficam hospedadas nas casas de familiares ou de amigos.
“Vale ressaltar que hoje existe os aplicativos de celulares que facilitam a locação de imóveis por temporada e isso ainda não é contabilizado tanto pelo nosso levantamento ou da entidade representante da hotelaria. Os números da ABIH são das pessoas que ficaram hospedados em hotéis e pousadas”, explicou.
Com relação a ocupação ao longo do mês de janeiro de 2018, a ABIH-PB avalia que o setor registro algo em torno do 65 a 70%. Ruth Avelino disse que essa perspectiva será confirmada somente na segunda quinzena de janeiro quando será concluído o Fluxo Global de Turistas no Estado. “É importante destacar que esses números que apresentamos durante a alta temporada são resultados do nosso trabalho de divulgação feito ao longo de todo ano. Todas as cidades turísticas buscam manter seus hotéis com ocupação média acima dos 60 por cento e nós estamos conseguindo manter esses índices apesar da crise”, afirmou.