Hospital Regional de Sousa recebe título Hospital Amigo da Criança

WhatsApp Image 2023-08-30 at 17.48.24 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-30 at 17.48.24 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-30 at 17.48.24.jpeg

O Hospital Regional de Sousa, que integra a rede hospitalar do Estado, recebeu nesta quarta-feira (30), no auditório do Hemocentro da Paraíba, o título de Hospital Amigo da Criança (IHAC). O selo de qualidade é conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem a Portaria Nº 1.153/2014, cujo objetivo é fortalecer o cuidado aos recém-nascidos nas unidades neonatais, com promoção ao aleitamento materno exclusivo.

A unidade hospitalar de Sousa dispõe de serviço pré-natal de alto risco, acolhimento obstétrico e realiza cerca de 110 partos por mês. Para a diretora-geral, Paloma Abrantes, a retomada do título só foi possível com a ajuda do Ministério da Saúde e do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado Saúde, que forneceram orientações para a capacitação de pessoal e reestruturação do hospital.

"É com muita satisfação que o Hospital Regional de Sousa recebe o selo de qualidade Hospital Amigo da Criança, o que vem a fortalecer e qualificar a nossa assistência, impondo um atendimento humanizado e qualificado durante o pré-parto, parto e pós-parto, assim como dando seguimento aos dez passos para o aleitamento de sucesso", disse.
O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Ari Reis, reforçou que o trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem garantido a fiscalização e o cumprimento dos critérios que asseguram a qualidade dos serviços de assistência materno-infantil. Ele lembrou que o governador João Azevêdo já anunciou investimentos para a construção de uma nova sede materno-infantil para o Hospital Regional de Sousa. Será um prédio de 4 andares, com 10 leitos de UTI materna, 25 leitos de UTIs infantis e neonatais, 50 leitos de enfermaria, e um novo centro cirúrgico dedicado somente a obstetrícia.

No Brasil, 317 hospitais possuem o título, o que representa 10% das maternidades e cerca de 25% de todos os nascimentos do país. Crianças nascidas nessas unidades sofrem menos intervenções e têm uma amamentação mais prolongada.

Para que o hospital se torne um "Amigo da Criança" é preciso atingir quatro critérios: os dez passos para sucesso do aleitamento materno, a norma brasileira de comercialização de alimentos para lactentes, o cuidado amigo da mulher - que são as boas práticas de parto - e o cumprimento da permanência junto ao recém-nascido de risco.
A assessora técnica da Coordenação de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, Renara Guedes, destacou as ações desenvolvidas pelo MS voltadas à promoção e proteção do aleitamento materno que vão desde a atenção primária da saúde até a atenção terciária.

"Na atenção terciária, a gente tem a iniciativa Hospital Amigo da Criança, Banco de Leite Humano, Método Canguru, e hoje a gente está certificando a maternidade de Sousa na iniciativa Amigo da Criança, que tem o objetivo de que a criança nasça no melhor ambiente possível", assegurou.

Durante a solenidade, que marcou o encerramento da campanha Agosto Dourado, as salas de apoio à amamentação concedidas ao Hospital Metropolitano e à Uniesp também receberam o certificado. O projeto dá condições de higiene adequadas para que a mulher, durante a jornada de trabalho, retire e armazene leite, podendo recolhê-lo ao final do expediente. Ao todo são 280 salas certificadas no país, que proporcionam um processo de amamentação seguro para as mulheres, conforme recomenda Organização Mundial de Saúde.