Hospital Regional de Sousa promove serviço de hemodiálise para pacientes da UTI

publicado: 04/06/2019 11h28, última modificação: 04/06/2019 11h28

O Hospital Regional de Sousa, que integra a rede hospitalar estadual, atendendo às normas da resolução RDC Nº07/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), iniciou na segunda-feira (3) o serviço de hemodiálise à beira do leito para pacientes na Unidade de Terapia Intensiva.

De acordo com a diretora geral, Apoliana Ferreira, a ampliação do serviço visa proporcionar uma assistência integral, atendendo de forma regulada os usuários do SUS. “O objetivo é proporcionar uma assistência humanizada, minimizar a burocratização nos serviços e garantir que o paciente tenha um tratamento adequado”, pontuou.

A hemodiálise é um processo através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, auxilia o processo que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos, controlando também a pressão arterial e ajudando o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.