Hospital Regional de Patos realiza mais de 270 atendimentos e 28 cirurgias no feriado

publicado: 06/08/2024 17h11, última modificação: 06/08/2024 17h11

Entre a sexta-feira (2) e o feriado da segunda-feira (5), a Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento a 278 pessoas. No período, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, também realizou 28 cirurgias, sendo 23 de urgência e outras cinco eletivas. Boa parte dos procedimentos cirúrgicos realizados durante o plantão do feriadão foi de cirurgias gerais, com 13 procedimentos, mas teve ainda oito cirurgias ortopédicas, quatro oncológicas, uma bucomaxilo, outra urológica e uma vascular.

O plantão da sexta-feira (2), entre as 18h e a meia-noite, teve 23 entradas na unidade. No sábado (3), o hospital atendeu na urgência e emergência mais 78 pessoas. No domingo (4), foram 83 atendimentos e no feriado do dia 5, outras 94 pessoas foram atendidas.

Dos 278 pacientes atendidos no período, 35 foram de vítimas de sinistros de trânsito, sendo a maioria, ou seja, 34 casos de pessoas que se acidentaram com motocicletas. O outro sinistro de trânsito foi um atropelamento. Boa parte das vítimas era da cidade de Patos, com 19 registros, mas o hospital recebeu acidentados das cidades de Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Emas, Imaculada, Malta, Passagem, Santa Teresinha, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira e Vista Serrana.

Nestes quatro dias de plantões, os motivos que mais ocasionaram atendimentos na unidade foram de pessoas com dores diversas, com 59 ocorrências, seguido de quedas, com 23 casos, e traumas, com 18 registros. Mas o hospital atendeu ainda, entre outros motivos, sete pessoas que sofreram mordedura de animais, quatro casos de agressão física, um caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ainda duas pessoas com intoxicação.