Hospital Regional de Patos realiza mais de 200 atendimentos e 27 cirurgias neste final de semana

publicado: 27/11/2023 16h56, última modificação: 27/11/2023 16h56

A Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, registrou, entre as 18h da sexta-feira (24) até a meia-noite deste domingo (26), o atendimento a 214 pacientes; destes, 36 foram de pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito. A unidade, que integra a rede estadual de saúde, realizou ainda 27 cirurgias, sendo 12 procedimentos de urgência e mais 15 eletivos.

Das 27 cirurgias realizadas neste final de semana, 10 foram ortopédicas, nove oncológicas, cinco vascular e três cirurgias gerais. O plantão com maior número de atendimentos foi o de domingo (26), quando a urgência da unidade registrou 92 entradas. No sábado (25), outras 85 pessoas foram atendidas no pronto atendimento com demandas diversas, sendo a maior frequência delas de pessoas que se queixavam de dores. Na noite da sexta-feira (24), início do plantão do final de semana, outras 37 pessoas foram atendidas.

Das 36 pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito, a maioria delas, ou seja, 33 pacientes se acidentaram com motocicletas; houve ainda dois sinistros envolvendo automóvel e um atropelamento. A maior demanda de acidentados foi oriunda da cidade de Patos, com 20 casos no total. Da cidade de Catingueira foram atendidas três vítimas de acidentes e outras três de Itaporanga. Outras duas de São Bento. Mas a unidade recebeu ainda vítimas de trânsito de Aguiar, Cacimbas, Condado, Matureia, Nova Olinda, Santa Inês e São José do Bonfim, sendo uma vítima de cada localidade. Oito pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores.

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados e pacientes que se queixavam de dores, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes que sofreram quedas, com hipotensão, dispneia, intoxicação, mordida de animais, retirada de corpo estranho, por engasgo, entre outros motivos.