Notícias
Hospital Regional de Patos divulga programação do Novembro Azul
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, unidade integrante da rede estadual de saúde em Patos, vai desenvolver, ao longo deste mês, uma série de atividades alusivas à campanha Novembro Azul, para conscientizar e alertar a população masculina sobre a importância dos cuidados preventivos contra o câncer de próstata e outros agravos que podem causar riscos à saúde do homem.
Durante a programação estão previstos ciclos de palestras com médicos urologistas e mastologistas, que vão abordar temas como prevenção do câncer de próstata e prevenção do câncer de mama em homens, além de palestras com um especialista em cabeça e pescoço sobre sinais e sintomas no diagnóstico do câncer. Todas as palestras são direcionadas a pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital. Haverá, ainda, rodas de conversas com dentistas sobre a importância da saúde bucal para a prevenção de doenças, com avaliação odontológica para pacientes do Hospital do Bem.
Além disso, serão oferecidas consultas com urologista e exames de PSA e de toque para os profissionais do Complexo e para outras unidades da rede estadual de saúde em Patos, como a Maternidade Dr. Peregrino Filho e o Hospital Infantil Noaldo Leite. O público-alvo dos exames são homens a partir dos 45 anos que tiveram parentes de primeiro grau com câncer ou para homens a partir dos 50 anos.
O diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, Francisco Guedes, destacou a importância das ações. “A campanha Novembro Azul busca conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo, e lembra a importância da realização do exame da próstata, periodicamente, pois a prevenção será sempre a melhor forma de se cuidar”, frisou.
Novembro Azul - A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi formulada para promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos. O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Pouco tempo depois ganhou o mundo, inclusive, o Brasil.