Notícias

Hospital Regional de Guarabira fortalece contato mãe-bebê com ‘tops maternais’ e mantas para recém-nascidos

publicado: 05/11/2024 11h34, última modificação: 05/11/2024 11h39
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Hospital Regional de Guarabira fortalece contato mãe-bebê com “Tops maternais” e mantas para recém-nascidos 3.jpeg
Hospital Regional de Guarabira fortalece contato mãe-bebê com “Tops maternais” e mantas para recém-nascidos 2.jpeg
Hospital Regional de Guarabira fortalece contato mãe-bebê com “Tops maternais” e mantas para recém-nascidos 1.jpeg

O Hospital Regional de Guarabira (HRG), unidade da rede estadual de saúde gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), reforça o acolhimento e cuidado com as pacientes da Maternidade com a chegada de ‘tops maternais’ e mantas flaneladas. Os acessórios foram idealizados para proporcionar segurança e conforto no primeiro contato entre a mãe e o bebê, fortalecendo a prática que oferece inúmeros benefícios para os recém-nascidos.
 
Desenvolvidos especialmente para que os recém-nascidos permaneçam seguros no colo da mãe, em contato pele a pele, os tops promovem benefícios como a regulação da respiração e dos batimentos cardíacos, além de fortalecer o vínculo entre mãe e bebê. Lucélia Pereira, coordenadora da Maternidade, explica: “Preservamos o momento de ouro, a primeira hora após o nascimento, para que a mãe tenha o vínculo mais próximo possível com o bebê. Esse contato pele a pele acalma o recém-nascido, ajuda na amamentação e garante que a mãe sinta segurança, especialmente após o parto, quando pode ocorrer tontura ou cansaço. O top mantém o bebê firme no peito da mãe de maneira segura e confortável”.
 
Para as mães, a introdução dos novos utensílios tem sido um grande diferencial. Vitória da Silva Ramos, de 21 anos, que deu à luz ao seu segundo filho na última segunda-feira (4), no HRG, é um exemplo disso. Moradora de Araçagi, ela já havia tido o primeiro filho na mesma unidade e destacou a diferença nas melhorias oferecidas.
 
“Fui muito bem atendida e me senti extremamente segura. O atendimento foi maravilhoso. O top e a manta são muito confortáveis. O material da manta é super macio, e o top mantém o bebê bem próximo a mim, o que me deixou ainda mais tranquila. A diferença na qualidade do atendimento e o cuidado com a gente é realmente visível. Esse acolhimento, tanto para a mãe quanto para o bebê, faz toda a diferença”, afirmou.
 
A diretora-geral do HRG, Rosicler Pinheiro, destacou a importância da Maternidade para a região. “Nossa Maternidade conta com 26 leitos e é referência para 25 municípios do Brejo paraibano. Trabalhamos com um compromisso forte com o atendimento humanizado e a promoção do aleitamento materno. Com uma equipe multiprofissional qualificada, realizamos todos os testes e acompanhamentos essenciais para o bem-estar do recém-nascido e incentivamos o contato imediato entre mãe e filho, que é um dos pilares do programa Hospital Amigo da Criança”, ressaltou Rosicler.
 
Além dos tops, a maternidade do HRG disponibiliza mantas flaneladas que protegem e aquecem os recém-nascidos nos primeiros momentos de vida. Segundo Rosicler, as mantas foram confeccionadas com material macio e adequado, que não machuca o bebê e ajuda a manter sua temperatura corporal, essencial nesse início de vida.
 
“Foram produzidas 48 mantas e 19 tops, garantindo que o contato entre mãe e bebê ocorra da forma mais humanizada e segura possível. Nosso objetivo é que esse primeiro contato, tão essencial para o desenvolvimento e segurança do bebê, seja um momento de cuidado e respeito”.

Melhorias na Maternidade – Em setembro deste ano, o HRG recebeu oito novos berços e uma cadeira de banho adaptada para a Maternidade, garantindo mais conforto e segurança para as mães e bebês recém-nascidos. O novo mobiliário substituiu parte da antiga mobília, oferecendo mais qualidade no atendimento e garantindo que os bebês fiquem bem acomodados e seguros. Essas melhorias refletem os investimentos contínuos realizados pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) para aprimorar a assistência na unidade.