Hospital Regional de Guarabira encerra 2018 com mais de 146 mil procedimentos

publicado: 10/01/2019 23h00, última modificação: 09/05/2019 23h12

O Hospital Regional de Guarabira encerrou o ano de 2018 com 146 mil e 799 procedimentos, sendo 28.049 consultas de urgência e emergência; 27.453 exames laboratoriais e 12.551 ultrassonografias. No total, a unidade oferece 52 procedimentos.

Atualmente, a unidade recebe uma média de 2.500 pessoas por mês e a previsão é que este número aumente para cerca de três mil, logo após a reforma que está sendo feita no setor de urgência e emergência. O Hospital de Guarabira atende usuários de 25 municípios da região do Brejo.

Segundo o diretor geral do Hospital, Gílson Cândido, houve uma diminuição no número de atendimento devido ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), acordado entre a unidade, Ministério Público, Prefeitura, UPA e Samu. “Os atendimentos de Atenção Básica e outros de menor gravidade passaram a ser direcionados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Isso fez diminuir o número de atendimentos”, explicou.

O Hospital dispõe do setor de urgência e emergência – que está sendo reformado, de atendimento obstetrício – de risco habitual; clínica médica; cirurgias eletivas; Centro de Especialidades com exames como endoscopia, mamografia, ultrassonografia, raios X e eletrocardiograma, para onde os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USF).

A unidade ainda tem uma Maternidade onde são feitos cerca de 300 partos por mês, ou seja, 10 por dia. Em 2018, foram realizados 3.564 partos, sendo 2.124 cirúrgicos e 1.440 normais. No total, o Hospital dispõe de 86 leitos, sendo seis de UTI. Tem ainda um Núcleo de Educação Permanente, onde, por meio de parcerias com instituições de Ensino Superior, os servidores são qualificados e ainda são recebidos estudantes, desde nível técnico até superior.