Hospital Metropolitano registra primeira doação de múltiplos órgãos de 2023

publicado: 07/06/2023 21h18, última modificação: 07/06/2023 21h18
Hospital Metropolitano registra primeira doação de múltiplos órgãos de 2023 3.JPG
Hospital Metropolitano registra primeira doação de múltiplos órgãos de 2023 2.JPG
Hospital Metropolitano registra primeira doação de múltiplos órgãos de 2023.JPG
Hospital Metropolitano registra primeira doação de múltiplos órgãos de 2023.jpeg

O fígado, os rins e as córneas doados pela família de um homem de 47 anos, que teve a morte encefálica confirmada após um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), vão ajudar a transformar a vida de cinco pessoas. A doação dos múltiplos órgãos aconteceu na tarde desta quarta-feira (7), após a autorização da família. O paciente estava internado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), desde o último dia 21 de maio. Essa foi a primeira doação de órgãos registrada na unidade em 2023.

Após a entrevista familiar positiva, a equipe da Central de Transplantes acompanhou todo o processo de doação e realizou a identificação dos receptores dos órgãos, cadastrados em uma lista nacional única.

Antes de iniciar o procedimento de captação, colaboradores da instituição prestaram homenagem ao paciente e à família do doador. Um corredor humano foi feito desde a saída da UTI Clínica, onde o paciente estava internado, até o Bloco Cirúrgico, onde aconteceu a captação dos órgãos. Segurando placas que incentivam a doação de órgãos, os colaboradores e também alguns familiares de outros pacientes da unidade, incluindo a esposa do recém-transplantado de coração, aplaudiram o doador.

De acordo com a coordenadora de enfermagem da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Metropolitano, Patrícia Monteiro, o agradecimento à família doadora é importante. “Desde que abrimos o protocolo de morte encefálica até a confirmação, feita com exames criteriosos, nós realizamos um trabalho de acompanhamento e de esclarecimento junto à família do doador. O sim desta família, que se sensibilizou com os outros pacientes que estão aguardando um órgão na fila de transplante, é o que vai ajudar a salvar outras vidas. É uma atitude nobre que sempre fazemos questão de agradecer”, completou.

O fígado vai ser recebido por um homem de 61 anos, que está em João Pessoa; os rins foram aceitos pela Central de Transplantes de São Paulo e as córneas foram levadas para o Banco de Olhos da Paraíba.

“O sucesso de cada doação de órgãos é resultado de uma complexa rede de colaboração e cooperação, envolvendo diversos profissionais, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, condutores, e os hospitais. Também é importante destacar a essencial participação das famílias doadoras. A generosidade dessas famílias é verdadeiramente inspiradora e nos lembra da importância de solidariedade e compaixão em momentos de adversidade,” destaca a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias.

Em 2023, a Paraíba já registrou a realização de 108 transplantes, sendo 80 de córneas, quatro de coração, 14 de rim, sete de fígado e dois de medula óssea. Ainda aguardam por uma doação no estado, 445 pessoas.

Desde novembro de 2018, o Hospital Metropolitano tornou-se um hospital doador, realizando, desde então, a captação de múltiplos órgãos para transplante, tais como: córneas, rins e fígado, que já beneficiaram pacientes que estavam na Fila Única da Central de Transplante. Em setembro de 2019, a unidade recebeu o certificado de “Amigo do Transplante”. O título enfatiza o compromisso em promover ações que incentivam a doação de órgãos.

Referência em cardiologia e neurologia, o Metropolitano recebeu o credenciamento para realização do transplante cardíaco em junho de 2020. Desde então, foi implantado na unidade o Ambulatório de Transplante, para atendimento a pacientes candidatos ao procedimento. Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico.

Em 26 de março de 2022, a unidade hospitalar realizou o primeiro transplante cardíaco 100% SUS pela Paraíba. O paciente beneficiado foi um homem de 60 anos, que recebeu um novo coração de um jovem de 20 anos. Em janeiro de 2023, foi realizado o segundo transplante, em um paciente de 47 anos, que teve alta em menos de um mês. O terceiro transplante aconteceu em abril de 2023, com o paciente tendo alta após 39 dias, e o quarto transplante cardíaco aconteceu em maio.