Hospital Metropolitano recepciona primeiros residentes multiprofissionais

publicado: 07/08/2019 16h44, última modificação: 07/08/2019 16h52
ses hosp metropolitano recepciona primeiros residentes multiprofissional (1).jpg
ses hosp metropolitano recepciona primeiros residentes multiprofissional (2).jpg

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, por meio das equipes da Educação Permanente, Multidisciplinar, Assistencial, dentre outras, recepcionou os primeiros residentes interdisciplinares da unidade de saúde. Na ocasião, os estudantes conheceram a estrutura do hospital, foram orientados sobre o fluxograma do programa, como também da rotina do complexo hospitalar e receberam o ‘Guia de Orientação para Residentes do Hospital Metropolitano’.

O diretor de Ensino e Pesquisa da unidade, Mário Toscano, ressaltou a importância da residência destacando que o perfil da unidade é de hospital-escola. “O Hospital Metropolitano foi projetado para que, além dos serviços de qualidade prestados à população paraibana, pudesse também se constituir em um centro de formação não apenas para médicos, mas para todo o corpo técnico da área da saúde”, pontuou.

De acordo com a tutora dos residentes, Rossana Karla Ferreira, a residência no Hospital Metropolitano dará aos alunos abertura de novos horizontes, haja visto a referência da instituição de saúde. “Para eles essa residência na unidade de saúde é muito importante, porque eles vão agregar e trocar conhecimentos. Além do mais vão ter contato com especialidades específicas, como é o caso da cardíaca e neurológica de alta complexidade”, destacou.

A residente de Nutrição, Paula Brandão, falou sobre suas perspectivas em relação ao período de experiência. “O principal ponto é adquirir aprendizado em Cardiologia e Neurologia, aprofundando os nossos conhecimentos. Estou empolgada por fazer parte de uma equipe integrada, com ideias novas e engajada. Quero deixar bons frutos e ajudar o máximo que puder nessa identidade da residência multiprofissional e saúde da criança com o Hospital Metropolitano”, ressaltou.

Os residentes multiprofissionais do complexo hospitalar são das áreas de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Farmácia, Serviço Social e Enfermagem. Todos participaram do processo seletivo de Residência Multiprofissional oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança (Remusc).

Perfil – O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia e cardiologia da Paraíba. Tem a capacidade de 226 leitos, sendo 60 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Os pacientes atendidos na instituição são regulados via Secretarias Municipais, em sintonia com o sistema de regulação do Estado.