Notícias

Hospital Metropolitano recepciona novos residentes da área médica

publicado: 02/03/2023 16h34, última modificação: 02/03/2023 16h37
1 | 1
WhatsApp Image 2023-03-02 at 16.28.33.jpeg

A recepção aos novos residentes da área médica que irão atuar no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), foi realizada na manhã desta quinta-feira (02), às 9h, no auditório II da unidade hospitalar. A nova turma é composta por seis residentes, sendo que dois vão atuar na Residência em Cardiologia, outros dois na Residência em Neurologia e dois na Residência em Clínica Médica. Todos foram aprovados no processo seletivo do Programa de Residência Médica, oferecido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Escola de Saúde Pública (ESP).

As boas-vindas aos novos residentes foi dado pelo gestor de Educação Permanente da unidade de saúde, Mário Toscano, que, na ocasião, discorreu sobre o projeto de ensino e pesquisa que existe no Metropolitano, tendo em vista que a unidade, além de prestar um serviço de alta complexidade, também é um hospital escola que objetiva a formação de novos profissionais para toda a rede hospitalar do Estado da Paraíba.

“Além disso, no momento de olhar criticamente todos os nossos processos de trabalho, nós vamos produzir mais conhecimento que vai se reverter em temas de pesquisa que vocês vão poder participar, com a orientação dos seus preceptores e orientadores, certamente teremos inscrição de trabalhos que vocês vão produzir em revistas e congressos”, acrescentou o gestor.

O coordenador da Linha de Cuidado em Cardiologia, Gustavo Fernandes, também estava presente na recepção dos novos residentes e, em sua fala, destacou o compromisso do Metropolitano com a formação dos profissionais que estão chegando. “Quero dar as boas-vindas a vocês, em específico as residentes da cardiologia. Eu sei que vocês tiveram outras aprovações, então, nós temos a responsabilidade de fazer jus à nossa estrutura física e ao nosso corpo clínico, para que vocês possam ser tão bem, ou melhor formados do que seriam em outras instituições do país. Nosso compromisso também se estende aos demais residentes, da neurologia e clínica médica. Aqui vocês vão ter muita aprendizagem, temos um corpo clínico dos melhores do estado que, certamente, vai poder contribuir com a formação de vocês”, afirmou Gustavo.

Para passar orientações sobre questões relativas a normas e regulamentos de RH da instituição, controle de infecções, segurança do trabalho e tecnologia da informação, estavam presentes os representantes dos setores de Recursos Humanos, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e de Tecnologia da Informação (TI).

O médico clínico Gutemberg Dantas faz parte da nova turma de residentes e relatou estar muito feliz com essa nova etapa de sua formação, pois já conhecia o trabalho realizado no Metropolitano como unidade referência em procedimentos de alta complexidade. “Essa é uma residência almejada por mim há alguns anos. Eu tive o prazer de conhecer meus preceptores anteriormente, então estou muito empolgado. Estou muito satisfeito de estar aqui nesse serviço e a expectativa é enorme, sei a qualidade do serviço e da estrutura que é muito diferenciada. Espero que os próximos dois anos sejam de muito aprendizado, muito ganho pessoal e profissional, e que possamos ajudar muita gente da nossa Paraíba”, disse o novo residente.

Marcelo Tavares, responsável pela residência de Clínica Médica, pontuou como a organização da instituição contribui para o desenvolvimento de novos projetos, dando destaque ao Programa Coração Paraibano. “Eu tive o prazer de estar nesse hospital desde o começo, então fico feliz em ver melhorias não só na construção física, como também de recursos humanos. Então isso facilita que o hospital cresça no quesito ensino e que traga também mais entusiasmo para novos projetos. Estamos em uma fase de transição muito interessante, nesse mês vamos começar o Programa Coração Paraibano, que com certeza vai trazer novos projetos e proporcionar para os residentes a participação dessa evolução da cardiologia na Paraíba”, destacou Marcelo.