publicado: 18/07/2024 10h42, última modificação: 18/07/2024 10h43
Hospital Metropolitano realiza primeira teleconsulta oncológica do programa Paraíba Contra o Câncer na unidade1.JPG

Uma paciente de 57 anos, natural do Ceará mas moradora de Lagoa, no Sertão da Paraíba, foi a primeira a passar por uma teleconsulta oncológica por meio do programa Paraíba Contra o Câncer no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade pertencente à rede estadual de saúde e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).

O Programa Paraíba Contra o Câncer foi criado pelo Governo do Estado para acolher e dar celeridade ao tratamento de pacientes oncológicos. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 40 milhões ao ano, incluindo custeio, expansão dos serviços nos hospitais da rede estadual, cirurgias, diagnóstico e quimioterapia.

O primeiro atendimento do programa por teleconsulta no Metropolitano aconteceu na tarde dessa quarta-feira (17), na sala da Coordenação de Enfermagem da unidade. Maria do Socorro Silva esteve acompanhada do filho Alan Carlos Silva, e ao lado da médica Rafaella Cordeiro, e da coordenadora da Enfermaria Clínica, Márcia Germana.

Maria do Socorro deu entrada no Hospital Metropolitano há pouco mais de um mês, regulada do Hospital Regional de Pombal, com um diagnóstico de problemas cardíacos e suspeita de câncer. Na unidade, ela passou pelo tratamento dos problemas e por exames que confirmaram a neoplasia.

“Como o combate ao câncer é prioritário e urgente, uma vez que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor o prognóstico dos pacientes, então imediatamente entramos em contato com a equipe do programa Paraíba Contra o Câncer para agilizar a teleconsulta”, explicou Márcia.

Durante o atendimento, feito por videoconferência com oncologistas do programa, foram debatidas as informações clínicas da paciente, as medicações que ela está fazendo uso, e também os resultados de exames. Além disso, os profissionais puderam conversar com Maria do Socorro e com o filho dela, para explicar melhor sobre o diagnóstico e também avaliar a melhor tomada de decisão para o caso dela.

“Por meio dessa teleconsulta, foi muito mais fácil para todos os envolvidos, analisar as informações do diagnóstico da paciente e tomar a melhor decisão, que é repassada com mais clareza e celeridade para a paciente e para os familiares, facilitando assim o encaminhamento para o serviço de referência que melhor atende às necessidades dessas pessoas”, disse Márcia.

Após o atendimento, os profissionais decidiram pela transferência de Maria do Socorro para o Hospital do Bem, no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, para fazer o tratamento oncológico perto de casa.

Foi a primeira vez que passei por uma consulta assim, à distância. Eu moro em Lagoa, então poder ser tratada lá no Sertão mesmo, é muito melhor, pois estarei perto de casa, e é mais fácil ter a companhia de familiares e amigos, que ajuda muito em um tratamento deste tipo”, relatou Maria do Socorro.

Paraíba Contra o Câncer – O Programa foi criado pelo Governo da Paraíba para promover a saúde dos pacientes que aguardam meses para o diagnóstico, exames e tratamento do câncer. O acesso é por meio da Central Estadual de Regulação, que estabelece uma fila única no programa. As equipes especializadas são compostas por oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores, responsáveis por coordenar o acesso do usuário à realização de procedimentos de diagnóstico, estadiamento e tratamento, com o uso da Teleoncologia, já em funcionamento desde maio em todas as macrorregiões de Saúde.

Com o Paraíba Contra o Câncer o paciente não precisa mais ir e vir da atenção básica para o serviço e voltar para novos exames, tudo é feito dentro da rede estadual, de forma integrada com os municípios e os serviços de oncologia da Paraíba.