Notícias

Hospital Metropolitano realiza evento comemorativo em alusão ao dia Internacional da Mulher

publicado: 11/03/2019 10h28, última modificação: 11/03/2019 10h29
Foto 1.jfif

- Foto: Secom-PB

“Coração de Mulher” esse foi o nome dado ao evento realizado, na última sexta-feira (8), em homenagem às mulheres que compõem o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. Na ocasião, o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga, ministrou uma palestra sobre as doenças cardiovasculares, destacando os cuidados preventivos como aliado no combate ao elevado índice de mortalidade feminina devido às patologias cardíacas.

Sobre a prevenção, o presidente ainda destacou alguns cuidados para evitar as doenças cardíacas. “É de fundamental relevância que as mulheres pratiquem alguma atividade física, o sedentarismo é uma das causas agravantes no que se refere às doenças cardiovasculares, assim também como a obesidade, que acarreta outras séries de doenças tais como a hipertensão e diabetes. Os cuidados preventivos são fundamentais para ter uma boa saúde”, pontuou Marcelo Queiroga.

Ainda de acordo com ele, as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade no mundo ocidental. No Brasil, estima-se que 300 mil pessoas morrem por ano de doenças cardíacas. Na Paraíba, até o ano passado, não existia nenhum hospital público dedicado ao atendimento cardiovascular e, nesse sentido, o Hospital Metropolitano vem preencher uma lacuna e trazer mais eficiência para o sistema de saúde.

Perfil – O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia e cardiologia da Paraíba. Tem a capacidade de 226 leitos, sendo 60 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Os pacientes atendidos na instituição são regulados via Secretarias Municipais, em sintonia com o sistema de regulação do Estado.