Notícias

Hospital Metropolitano realiza cerca de 10 mil atendimentos no Ambulatório em 2022

publicado: 31/01/2023 16h21, última modificação: 31/01/2023 16h21
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Atendimento no Ambulatório do Hospital Metropolitano 2.jpg
Atendimento no Ambulatório do Hospital Metropolitano 3.jpg
Atendimento no Ambulatório do Hospital Metropolitano 4.jpeg
Atendimento no Ambulatório do Hospital Metropolitano.jpeg

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE), realizou, no ano passado, 9.708 mil atendimentos no ambulatório da unidade, registrando um aumento de 69,8% em relação às consultas feitas em 2021. De segunda a sexta-feira, o ambulatório realiza consultas médicas nas especialidades de cardiologia e neurologia, a partir de uma demanda regulada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), que analisa o caso de cada paciente e o encaminha, quando ele se enquadra no perfil de serviços do hospital.

O maior aumento proporcional foi no número de consultas de cardiologia intervencionista adulta, que começou em 2021 com 48 atendimentos e fechou 2022 com 202 consultas. Em números absolutos, a cardiologia clínica adulto foi a que teve o maior número de atendimentos no ano passado, com 7.418 mil consultas.

Além destas, o ambulatório também realiza consultas de cardiologia cirúrgica adulto, neurologia clínica adulto, neurocirurgia adulto/pediátrico, arritmologia adulto e cardiologia intervencionista pediátrico/congênita, que também apresentaram aumento percentual no número de atendimentos no último ano.

Segundo Patrícia Monteiro, que é coordenadora do Ambulatório do Hospital Metropolitano, este aumento em relação a 2021, e também à média dos anos anteriores, se deve a uma série de fatores. “É importante destacarmos que a chegada da PB Saúde na gestão do hospital trouxe uma reordenação nos atendimentos para aumentar o número de vagas, bem como a busca ativa pelos pacientes com consultas marcadas; Também podemos considerar que o abrandamento da pandemia de Covid-19 permitiu o retorno por completo do atendimento e fez com que os pacientes passassem a comparecer com maior frequência aos agendamentos”.

Um dos grandes destaques do ano foi a implantação do serviço de telemetria para os pacientes que colocam marcapasso no Hospital Metropolitano. "Estes pacientes, que começaram os atendimentos em outros serviços de saúde, fazem a implantação do marcapasso aqui na unidade e, ao receber alta, já marcam o retorno para manutenção do aparelho aqui na unidade", explicou.

O ambulatório do Hospital Metropolitano conta com 17 salas, para atendimento médico, atendimento da equipe multiprofissional, estabilização, consulta de enfermagem, coleta e realização de exames. Além de tudo, o hospital reservou um consultório exclusivamente para atendimento de consultas pediátricas que são realizadas em uma sala equipada com ambiente acolhedor e humanizado.

De acordo com o diretor de atenção à saúde da PB Saúde, Gilberto Teodozio, a unidade dispõe de especialistas das áreas médicas e multiprofissionais. “Nosso quadro é composto por cirurgiões cardiovasculares, cardiologistas clínicos, arritmologistas, cardiopediatras para tratar cardiopatia congênita, além de um cardiologista exclusivo para atendimento aos pacientes pré e pós transplantes. Já a equipe de Neurologia é composta por neurocirurgiões e neurologistas clínicos. Além da equipe multiprofissional composta por enfermeiros, nutricionistas, odontólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, sempre prezando pela qualidade e humanização do atendimento”, destacou.

Saiba como ter acesso a consultas e exames eletivos no ambulatório do Hospital Metropolitano

Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires: Inaugurado em 4 de abril de 2018, o complexo é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia, cardiologia e endovascular da Paraíba e disponibiliza de 226 leitos, sendo 58 de UTI, 6 salas de cirurgia e um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem. Desde o ano de inauguração até dezembro de 2022, a unidade registrou um total de 105.271 mil exames de imagem realizados.