Hospital Metropolitano realiza 2º Simpósio de Nutrição em Cardiologia

publicado: 29/08/2019 18h12, última modificação: 29/08/2019 18h13
ses hosp metropolitano segundo simposio de nutricao (1).jpg

O Segundo Simpósio de Nutrição em Cardiologia, promovido pelo Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, ocorreu na tarde desta quinta-feira (29), no auditório da unidade de saúde. O evento encerrou a ‘Semana da Nutrição’, que contou com várias ações, para os pacientes, acompanhantes e colaboradores, durante toda a semana. Na ocasião, nutricionistas, estudantes de Nutrição e profissionais de áreas afins, se reuniram e discutiram o papel de cada profissional e o seu trabalho nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), como também o tratamento para pacientes em estado crítico. A ação faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela Educação Permanente do complexo hospitalar.

De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa, Mário Toscano, a unidade de saúde tem o objetivo de ser uma referência regional na produção de conhecimento científico, de debate e pesquisa. “Nós estimulamos nossos colaboradores para que continuem a fazer ciência, pois entendemos que ela é a base de cada procedimento que realizamos. Este evento científico tem o propósito de disseminar a importância da pesquisa em nutrição, que repercute na manutenção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e comorbidades, por isso, hoje, abrimos nossa casa para que outros profissionais e estudantes possam também desfrutar de tal momento”, ressaltou.

Para Isabelly Veloso, estudante de Nutrição, o Simpósio foi uma oportunidade de agregar mais conhecimento na profissão escolhida. “Vejo esse momento como enriquecedor. É maravilhoso aprender com grandes e experientes profissionais da área, referências regionais na Nutrição. Esse evento nos proporcionou, dentre outras coisas, descobrir novas oportunidades em tratamentos e modo de agir frente à necessidade de cada paciente, além da chance de fazer novos amigos e ampliar o conhecimento. A organização e direção do Hospital está de parabéns”, comentou.

Essa segunda edição do Simpósio encerra uma semana de atividades desenvolvidas pela Equipe de Nutrição da unidade de saúde, como pontuou Elaine Diniz, coordenadora da Nutrição. “O Simpósio vem para fechar com maestria o trabalho que colocamos em prática desde a segunda-feira (26), ao qual intitulamos ‘Semana da Nutrição’. Todas as manhãs disponibilizamos uma equipe para realizar testes de Avaliação Nutricional nos colaboradores e demais interessados. No período da tarde, ministramos palestras para os acompanhantes das Internações, abordando temas, tais como: Alimentação x Diabetes, Cuidados com alimentação e prevenção da hipertensão, entre outros”, declarou.

Perfil – O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia e cardiologia da Paraíba. Tem a capacidade de 226 leitos, sendo 60 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Os pacientes atendidos na instituição são regulados via Secretarias Municipais, em sintonia com o sistema de regulação do Estado.