Notícias

Hospital Metropolitano promove atividade com realidade virtual

publicado: 23/09/2019 18h26, última modificação: 23/09/2019 18h26
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
ses hosp metropolitano promove atividade com realidade virtual (2).jpeg
ses hosp metropolitano promove atividade com realidade virtual (4).jpeg
ses hosp metropolitano promove atividade com realidade virtual 1.jpg
ses hosp metropolitano promove atividade com realidade virtual 3.jpg

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires (NSP-HM) promoveu ações com pacientes, acompanhantes e colaboradores, para ressaltar a relevância dos cuidados e a promoção de cultura de segurança no ambiente hospitalar. As atividades abordaram de maneira lúdica e interativa, por meio de realidade virtual, as seis Metas Internacionais de Segurança, que são: Identificação Correta dos Pacientes, Comunicação Efetiva, Segurança dos Medicamentos de Alta Vigilância, Cirurgia Segura, Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde e Prevenção de danos decorrentes de quedas.

De acordo com a enfermeira e membro do NSP-HM, Lúcia de Lorenzo, as ações desenvolvidas compuseram o projeto ‘Paciente seguro: brincando sem riscos’, idealizado e desenvolvido pela equipe da instituição. “Fizemos um brainstorming, onde todos os participantes opinavam sobre formas de melhorar a segurança do paciente; também tivemos caça-palavras, Mitos ou Verdades, e a mais requerida, ‘Superando Seus Medos’, que utilizou do equipamento VR Box Virtual Reality Glasses, simulador de montanha-russa, que proporcionava aos participantes uma experiência singular, fazendo analogia entre os medos de enfrentar uma montanha-russa e registrar a notificação de um evento, decorrido na instituição de saúde” pontuou.

“Muitas pessoas que participaram da ação, sequer haviam antes estado em uma montanha-russa, houve receio por parte de algumas, outras gritaram, reagiram de diferentes maneiras. Mas o objetivo foi alcançado, posto que na nossa vida profissional somos expostos diariamente a situações de medo, e enfrentá-los e superá-los é a nossa tarefa” acrescentou Lúcia de Lorenzo, idealizadora do projeto.

Conforme pontua o presidente do Núcleo de Segurança do Paciente da Instituição, Bruno Brito, as atividades de conscientização são contínuas na unidade de saúde. “Buscamos promover de maneira frequente, ações de conscientização e reciclagem com os colaboradores, a fim de mantermos uma prática habitual na unidade sobre a cultura de prevenção” concluiu.