Notícias
Hospital Metropolitano promove atividade com realidade virtual
O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires (NSP-HM) promoveu ações com pacientes, acompanhantes e colaboradores, para ressaltar a relevância dos cuidados e a promoção de cultura de segurança no ambiente hospitalar. As atividades abordaram de maneira lúdica e interativa, por meio de realidade virtual, as seis Metas Internacionais de Segurança, que são: Identificação Correta dos Pacientes, Comunicação Efetiva, Segurança dos Medicamentos de Alta Vigilância, Cirurgia Segura, Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde e Prevenção de danos decorrentes de quedas.
De acordo com a enfermeira e membro do NSP-HM, Lúcia de Lorenzo, as ações desenvolvidas compuseram o projeto ‘Paciente seguro: brincando sem riscos’, idealizado e desenvolvido pela equipe da instituição. “Fizemos um brainstorming, onde todos os participantes opinavam sobre formas de melhorar a segurança do paciente; também tivemos caça-palavras, Mitos ou Verdades, e a mais requerida, ‘Superando Seus Medos’, que utilizou do equipamento VR Box Virtual Reality Glasses, simulador de montanha-russa, que proporcionava aos participantes uma experiência singular, fazendo analogia entre os medos de enfrentar uma montanha-russa e registrar a notificação de um evento, decorrido na instituição de saúde” pontuou.
“Muitas pessoas que participaram da ação, sequer haviam antes estado em uma montanha-russa, houve receio por parte de algumas, outras gritaram, reagiram de diferentes maneiras. Mas o objetivo foi alcançado, posto que na nossa vida profissional somos expostos diariamente a situações de medo, e enfrentá-los e superá-los é a nossa tarefa” acrescentou Lúcia de Lorenzo, idealizadora do projeto.
Conforme pontua o presidente do Núcleo de Segurança do Paciente da Instituição, Bruno Brito, as atividades de conscientização são contínuas na unidade de saúde. “Buscamos promover de maneira frequente, ações de conscientização e reciclagem com os colaboradores, a fim de mantermos uma prática habitual na unidade sobre a cultura de prevenção” concluiu.