Notícias

Hospital Metropolitano adquire novos equipamentos odontológicos e agiliza procedimentos cardíacos

publicado: 22/08/2024 10h08, última modificação: 22/08/2024 10h10
1 | 2
2 | 2
Hospital Metropolitano adquire novos equipamentos odontológicos e oferece procedimentos mais especializados 1.jpeg
Hospital Metropolitano adquire novos equipamentos odontológicos e oferece procedimentos mais especializados 2.jpeg

Com o objetivo de agilizar os procedimentos cirúrgicos cardíacos, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade do Governo do Estado gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) em Santa Rita, adquiriu novos equipamentos odontológicos. O material vai reforçar o atendimento, uma vez que há uma grande correlação entre as bactérias orais e o sistema cardiovascular.

Foram adquiridos um consultório portátil odontológico, ultrassom odontológico e um aparelho de laserterapia para oferecer aos pacientes procedimentos especializados.

Segundo a coordenadora da Odontologia da unidade hospitalar, Raíres Rodrigues, todos os pacientes que necessitam realizar um procedimento cardíaco precisam de uma avaliação odontológica prévia.

“Antes de realizarem o procedimento cardíaco é importante que os pacientes estejam sem lesões, principalmente no ambiente oral, para que o procedimento cirúrgico ocorra da melhor forma possível. Existem bactérias que passam pela corrente sanguínea e essas bactérias que estão na boca podem ir para o coração, à exemplo da endocardite bacteriana, podendo prejudicar completamente a cirurgia cardiovascular do paciente. Então, todos os procedimentos cardíacos feitos aqui precisam de um parecer odontológico”, explicou Raíres.

Ela enfatizou ainda que a aquisição dos novos equipamentos vai melhorar a questão do tempo de procedimento cirúrgico, que é possível fazer de uma forma mais rápida, mais segura e humanizada para o desenvolvimento odontológico do paciente.

Como foi o caso do paciente José Alves, da cidade de Pombal, que passará por uma cirurgia cardíaca na veia mitral, mas na avaliação prévia verificou a necessidade de realizar alguns procedimentos odontológicos. “Foi uma surpresa para mim, pois eu não sabia que aqui no hospital fazia esse tipo de procedimento e agora vou poder fazer minha cirurgia do coração mais tranquilo”, comentou.

Para o paciente Pedro da Silva, de 78 anos, do município de Mogeiro, que também desconhecia o tratamento odontológico realizado pela equipe de odontologia do Hospital Metropolitano, foi bastante proveitoso, pois ele já sabia que precisava extrair alguns dentes e devido a avaliação feita durante a internação pôde fazer o tratamento no hospital antes da cirurgia.

De acordo com o diretor técnico do Hospital Metropolitano, Matheus Agra, a segurança e o bem-estar do paciente são primordiais. “O investimento da gestão na aquisição de novos equipamentos, demonstra a nossa preocupação em oferecer mais qualidade no atendimento aos nossos pacientes e maior êxito nos procedimentos cirúrgicos, diminuindo o tempo de internação e devolvendo uma melhor qualidade de vida”, pontuou o diretor.