Hospital Geral de Queimadas realiza mais de 18 mil procedimentos nos primeiros três meses do ano

publicado: 05/04/2022 17h07, última modificação: 05/04/2022 17h07
O Hospital Geral de Queimadas fecha o primeiro gtrimestre do ano com mais de 18 mil procedimentos.jpeg
O Hospital de Queimadas atende urgências, clinica médica, obstetrícia e pediatria.jpeg

Nos primeiros três meses deste ano, o Hospital Geral de Queimadas, que integra a rede estadual de saúde e é referência para 14 municípios da região metropolitana de Campina Grande, contabilizou 18.114 procedimentos, entre consultas, cirurgias, partos e internações.

Foram 169 partos, 636 cirurgias, 125 internações clínicas e 37 internações pediátricas, além de 3.832 atendimentos de urgência. O relatório consolidado de prestação de serviços da unidade, neste primeiro trimestre, mostra ainda que a unidade também é importante no que diz respeito à assistência aos pacientes que precisam de cirurgias. Entre janeiro e março, a unidade realizou 278 pequenas cirurgias, 207 procedimentos eletivos, 12 cirurgias de urgência e ainda 139 cirurgias dentro do Programa Opera Paraíba.

O relatório de gestão da unidade ainda destaca que, neste primeiro trimestre, foram realizados 7.765 exames laboratoriais, 1.831 Raios X, 435 ultrassonografias, foram feitos 1.483 atendimentos ambulatoriais e 975 pacientes ficaram internados na unidade em observação 24h. No período foram feitas 190 transferências para outras unidades da rede.

Referência também em obstetrícia, o Hospital Regional de Queimadas registrou, neste período, a realização de 169 partos, sendo 76 procedimentos normais e outros 93 partos cesáreos, além de 636 atendimentos em urgências ginecológicas. Vale salientar que a unidade acompanha o que preconiza a Organização Mundial de Saúde e só realiza procedimentos cirúrgicos em partos quando a gestante não tem condições ter o bebê por vias normais.

Em março, o Hospital recebeu da Secretaria Estadual de Saúde vários equipamentos para o setor de obstetrícia que vão possibilitar a melhoria do atendimento a gestantes e recém-nascidos. O diretor geral do hospital, Flávio Daniel, enaltece a importância da chegada destes equipamentos na qualificação e cuidado com as mulheres e crianças nascidas na unidade. “Esses equipamentos nos darão um suporte considerável na melhoria da assistência materno-infantil, melhorando a qualificação e cuidado com nossas pacientes”, destaca Flávio Daniel.

Entre os equipamentos que foram entregues destacam-se dois berços aquecidos para recém-nascidos, um aparelho para fototerapia, uma incubadora de transporte, uma poltrona reclinável, um monitor multiparâmetro, três berços de acrílico e três camas hospitalar motorizada. A médica obstetra Thaise Villarim externou sua alegria com a entrega dos equipamentos. “Nós esperávamos por esses itens com muita ansiedade e a equipe de obstetrícia está muito feliz com essas importantes aquisições que vão nos ajudar bastante na diminuição das complicações e na melhoria da assistência prestada às nossas pacientes e seus bebês”, destacou a obstetra.

O Hospital Geral de Queimadas é referência para clínica médica, obstetrícia e pediatria, além dos serviços de urgência e emergência para a 15ª região de saúde e para os 14 municípios circunvizinhos, incluindo Natuba, que também faz parte da pactuação, com atendimento 24h, todos os dias da semana.