Notícias

Hospital Geral de Mamanguape realiza ações alusivas ao Novembro Azul

publicado: 29/11/2018 23h00, última modificação: 07/05/2019 17h19
Funcionários-da-Urgência-abordados-pela-equipe-multidisciplinar-2.jpg

O Hospital Geral de Mamanguape realizou o II Simpósio do Novembro Azul de atividades referentes ao mês dedicado aos cuidados da saúde do homem. Durante a ação, os colaboradores da unidade de saúde participaram do dia “D” e receberam material educativo sobre a temática. A ação visou sensibilizar os presentes sobre a importância do diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura do câncer de próstata.

Sobre a relevância de discutir o assunto, o diretor geral da unidade, Reginaldo Lota, destacou que somente por meio do acesso às informações poderemos diminuir o número de casos da doença. “Nosso papel eterno é de levar a informação e promover a saúde. Embora não sejamos referência no atendimento desse perfil, temos a consciência de que a promoção da saúde, através da informação, é o melhor remédio para prevenir essa patologia”, destacou.

Já o funcionário Márcio Macêdo, que acompanhou a ação, ressaltou a importância de discutir o assunto no dia a dia. “Esse encontro acendeu em mim o alerta quanto à necessidade do exame periódico, não só em novembro, mas durante o ano, nas conversas cotidianas com os amigos, por exemplo. Também pude ver de forma mais clara a importância de uma boa alimentação para uma vida saudável”, comentou.

Além dos funcionários, a equipe multidisciplinar do hospital também realizou ações com os visitantes e acompanhantes presentes na instituição. “Conversamos com os nossos assistidos sobre o assunto, pois acreditamos que temos que desmistificar o assunto. E só por meio da informação salvaremos vidas também”, esclareceu Albertina Gonçalves, líder da equipe multidisciplinar.

O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família) devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.