publicado: 02/04/2019 09h50, última modificação: 02/04/2019 09h51
02_04_19 Hospital Geral de Mamanguape participa da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Marcação (1).jpg

- Foto: Secom-PB

Visando construir políticas públicas que melhorem a qualidade do atendimento oferecido à população, representantes do Hospital Geral de Mamanguape, autoridades, profissionais da saúde e representantes de municípios da Região do Vale do Mamanguape, participaram da 7ª Conferência Municipal da Saúde de Marcação. O evento teve como tema “Democracia e saúde: saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”. A participação da unidade de saúde deve-se aos incentivos da instituição e da política de educação permanente desenvolvida no HGM.

Representado pelo diretor geral, Reginaldo Lota, o Hospital Geral de Mamanguape, que também assiste moradores de Marcação, se fez presente e auxiliou no debate com foco na saúde como direito, mediado pela conferencista e psicóloga Gracielli Estanek. “É uma honra para nós que fazemos o HGM, fazer parte de um momento democrático como este, em que a população tem voz para que juntos possamos criar e aperfeiçoar estratégias para a melhoria da saúde como um todo”, afirmou.

Na ocasião, a prefeita do município de Marcação, Eliselma Silva de Oliveira, destacou a importância do evento e agradeceu a parceria entre a unidade de saúde e a cidade. “Essa conferência é um momento único de troca de ideias em busca de melhorias. Somos gratos pela presença e colaboração do Hospital Geral de Mamanguape, que sempre acolhe os moradores de Marcação e de toda a região do Vale, com uma postura humanizada e comprometida”, finalizou.

As conferências municipais acontecem em várias cidades e constituem a primeira etapa da 16ª Conferência Nacional da Saúde, que acontecerá no mês de agosto, em Brasília. Nesta etapa inicial, os participantes analisam as prioridades locais de saúde, para em seguida, formularem propostas e elaborar um relatório final que será discutido na etapa estadual e posteriormente na nacional.

Perfil - Hospital Geral de Mamanguape, inaugurado pelo Governo do Estado da Paraíba em 02 de julho de 2014, conta com 70 leitos e oferece aos pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-x. Cerca de 500 profissionais estão envolvidos no funcionamento da unidade, que presta atendimento aos moradores dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Marcação, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú e Mataraca.