Notícias

Hospital Geral de Mamanguape é destaque no Seminário Estadual de Segurança do Paciente

publicado: 15/11/2018 23h00, última modificação: 14/05/2019 10h54
1 | 3
2 | 3
3 | 3
DSCN8619.jpg
DSCN8618.jpg
DSCN8626.jpg

Trabalhos do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Geral de Mamanguape ganharam destaque no I Seminário Estadual sobre o tema, realizado pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) nos dias 13 e 14 deste mês, em João Pessoa/PB.

Durante programação do segundo dia, a equipe do HGM, liderada pelo diretor Geral, Reginaldo Lota, compartilhou da experiência de dois projetos em vigor na unidade. Um foi a “Blitz da Qualidade”, que é a implementação de ação fiscalizatória para cumprimento das normas de segurança e qualidade da assistência, ciente de que a avaliação é parte fundamental na gestão dos serviços de saúde; e a outra é o “Psicobox”, um controle de medicamentos e psicotrópicos no centro cirúrgico, promovendo a segurança do paciente no que concerne a terapêutica medicamentosa, garantindo melhorar a dinâmica em uma assistência mais qualificada.

“Foi uma apresentação de excelência, nos familiarizando com o que lá já é uma realidade, sendo este um serviço licenciado e de qualidade que beneficia a população de toda aquela região”, disse Yara Coeli, diretora da Agevisa.

O seminário teve como público-alvo os profissionais dos serviços hospitalares públicos e privados paraibanos que dispõem de centros cirúrgicos com UTI’s, eleitos como serviços de saúde prioritários, segundo protocolos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Ficamos muito satisfeitos com a iniciativa do Hospital Geral de Mamanguape de compartilhar as informações exitosas decorrentes da implantação desse serviço, que agora influenciarão os outros 44 hospitais aqui participantes a pensarem soluções inteligentes, criativas e eficientes para levarem segurança aos usuários de suas unidades”, comentou César Campos, da Diretoria Técnica de Medicamentos, Alimentos, Produtos e Toxicologia da Agevisa.

O I Seminário Estadual de Segurança do Paciente deu ênfase às determinações da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 36/2013, da Anvisa, que instituiu ações para a segurança do paciente nos serviços de saúde em todo o território nacional. “O sucesso desse serviço em nossa instituição se deve ao fato de não o fazermos apenas para cumprir normatizações, mas ele realmente é atuante, completamente envolvido com a assistência, visando qualificar a segurança do paciente dentro da unidade”, comemorou Reginaldo Lota, diretor Geral do HGM.

Hospital Geral de Mamanguape – Construído pelo Governo do Estado da Paraíba, foi inaugurado em 2 de julho de 2014. Hoje conta com 70 leitos, sendo 20 na clínica médica, 10 da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 10 leitos de Pediatria, 15 na Maternidade e 15 na Clínica Cirúrgica. Além disso, são oferecidos também aos pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-x.

Quase 500 profissionais estão envolvidos no funcionamento. A Unidade presta atendimento aos moradores dos municípios que compõem o Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca.

registrado em: , ,