Notícias
Hospital Edson Ramalho promove VII Semana Estadual de Doação de Leite Materno
O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER), que integra a rede de bancos de leite da Paraíba, está promovendo a VII Semana Estadual de Doação de Leite Materno, a partir desta sexta-feira (17), na unidade hospitalar. “É um momento de agradecer a todas as mães que se preocupam em retirar o leite materno para salvar a vida de bebês prematuros”, afirmou a coordenadora do Posto de Leite do HPM, capitã Cícera Reichert.
De acordo com a coordenadora, o evento segue até a próxima quinta-feira (23) com atividades educativas e distribuição de brindes. A iniciativa é direcionada às doadoras que estão internas do HPMGER e às doadoras que integram a rota de recolhimento de leite materno que moram na Grande João Pessoa e são atendidas pelo HPMGER. “Vamos intensificar a atenção a essas mulheres, por meio de visitas e distribuição de brindes que marquem a data, como cestas básicas; além de incentivar o ingresso de novas doadoras”, explicou capitã Cícera, lembrando que a doação é um ato de amor e solidariedade.
Doação - O leite doado passa por processo de pasteurização. Para armazenar o leite, são necessários potes de vidro de boca larga com tampa de plástico. Aqueles que desejam ajudar podem também fazer doação de potes, e não apenas de leite. E para ser doadora basta estar amamentando, em plena saúde e não estar fazendo uso de medicamentos que possam interferir na doação.
Para o diretor executivo do Hospital Edson Ramalho, coronel Almeida Martins, a adesão do hospital a essa campanha estadual - VII Semana Estadual de Doação de Leite Materno - representa o comprometimento que a unidade hospitalar tem com a população e com o paciente-doadora que precisa de apoio para realizar a ordenha. “Muitas mães, depois que deixam o hospital, têm problema com a ordenha manual e volta ao posto de coleta para obter mais informações”, destacou.
Na Paraíba, o leite coletado pelos postos de coleta é distribuído para as Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) de toda a Grande João Pessoa, com o objetivo de atender as crianças prematuras, exclusivamente, com o leite materno. Até os seis meses de vida, e até os dois anos de idade, as crianças que têm o leite materno como complementação de outras refeições são mais saudáveis.