Notícias
Hospital do Bem recebe habilitação do Ministério da Saúde em serviço de oncologia
O ministro Luiz Henrique Mandetta estará em Patos no próximo dia 25 para anunciar a habilitação pelo Ministério da Saúde do Hospital do Bem, unidade de assistência de alta complexidade em oncologia, que funciona do Complexo Hospitalar Janduhy Carneiro, na cidade de Patos.
A habilitação garantirá que a unidade passe a receber do Governo Federal o valor de R$ 5 milhões e 740 mil, anualmente, para o custeio dos serviços. Desde a inauguração até agora, a unidade vem sendo mantida, exclusivamente, com recursos próprios do Governo do Estado.
Para a secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras, este será um momento histórico na saúde pública da Paraíba. “Todos nós sabemos o quanto foi desafiador para o Governo do Estado implantar um serviço de oncologia na região do sertão”, ressaltou.
A secretária fez um agradecimento, em especial, ao empenho da bancada federal por ter colocado o tema em pauta no governo federal. “Agora, a gente se sente muito feliz e gratificada pela oportunidade do governador João Azevedo proporcionar aos paraibanos um serviço habilitado, o que é um marco para a saúde pública da Paraíba na política de atenção oncológica”, comemorou.
O Hospital do Bem foi inaugurado em setembro de 2018 e atende casos de câncer de próstata, mama, colo de útero e pele, ofertando serviços ambulatoriais, quimioterapia e cirurgia, além de diversos exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, endoscopia, eletrocardiograma, exames laboratoriais e Raio X, além de ressonância magnética e cintilografia óssea, esses últimos terceirizados, mas custeados com recursos do SUS, via Hospital do Bem.