Hospital de Trauma de João Pessoa tem núcleo direcionado à educação e pesquisa em Saúde

publicado: 28/02/2024 10h50, última modificação: 28/02/2024 10h50

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, conta com Núcleo de Estágio, Pesquisa e Educação Permanente (Nepe), responsável por administrar e gerenciar condições de ensino-aprendizagem, por meio de práticas, cursos de graduação e pós-graduação da área de saúde e afins. Além de integrar, organizar e regular os estágios curriculares supervisionados, de caráter obrigatório na unidade de saúde. Atualmente possui pactuação com cerca de 36 instituições de Ensino Superior e Técnico, públicas e privadas, conveniadas com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES).

Segundo a coordenadora médica do núcleo, Heloísa Estrela, o hospital é uma instituição assistencial com viés acadêmico e formativo para estudantes de toda a rede estadual, enquadrando-se no perfil de hospital-ensino cujas ações são de docência, pesquisa e prestação de serviço de alta complexidade, tendo, portanto, qualidade e integralidade em suas ações, pautadas nos princípios e diretrizes do SUS.

O setor também organiza e orienta as visitas técnicas solicitadas pelas instituições de ensino, como uma atividade pontual a ser desenvolvida pelos alunos, voltadas para a observação de procedimentos técnicos, assistenciais e/ou gerenciais que não envolvam a manipulação direta de materiais, equipamentos e atendimento ao paciente.

O Nepe gerencia as residências médicas e multiprofissionais vinculadas à Secretaria do Estado de Saúde, bem como as residências externas que se utilizam do hospital para potencializar o processo de aprendizagem desses profissionais. A vinculação se dá através das instituições de cunhos público e privado, através das Comissões de Residências Médicas, dos órgãos de âmbito federal, estadual e municipal.

Conjuntamente, é responsável por gerenciar o controle e fluxo de pesquisas científicas realizadas na instituição de saúde pelos pesquisadores (acadêmicos) das instituições de ensino conveniadas com a SES e pesquisas multicêntricas propostas pelos institutos de saúde, sob supervisão do coordenador científico, o médico Thiago Catão.

Kawana Shelen, secretária executiva do núcleo, ressaltou que o setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e promove eventos temáticos e de diversas naturezas com a finalidade de promover espaços e momentos de educação permanente, voltados aos colaboradores, pacientes e acompanhantes, reunindo a equipe multiprofissional para apoiar as atividades.