Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa recebe treinamento sobre segregação correta dos resíduos

publicado: 12/12/2018 23h00, última modificação: 16/05/2019 17h17

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HEETSHL) está recebendo até esta sexta-feira (14), no auditório da instituição, uma capacitação sobre Segregação Correta dos Resíduos: “Prevenindo Riscos”, com o objetivo de conscientizar e alertar os colaboradores sobre a importância do descarte adequado dos resíduos hospitalares e sobre os riscos de contaminação.

O evento foi ministrado por Crislaine Araújo, gestora comercial da Waste, empresa responsável pela coleta de resíduos hospitalares do HEETSHL. Temas como a Classificação de Resíduos de Saúde, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Segregação de Resíduos, Lixo Comum e Infectante e Formas de Contaminação foram abordados pela palestrante, que finalizou destacando a necessidade da separação correta dos resíduos: “A má segregação é um perigo diário para a saúde humana e para o meio ambiente”, explica Crislaine.

Dados apresentados por Arlen Vinicius, Técnico de Segurança do Trabalho, do setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) mostram que após essas ações de conscientização, os números de acidente de trabalho tiveram um impacto positivo. “Desde que o SESMT começou com os treinamentos, em junho deste ano, foram seis meses sem nenhum tipo de acidente”, evidencia.

O técnico explica ainda o quão necessária é a participação dos funcionários de todas as áreas do hospital. “Independente se trabalhamos na assistência ou na parte administrativa, todos produzimos resíduos e eles devem ser colocados nos locais corretos, para que quando haja o descarte, seja feito com o mínimo possível de contaminação, tanto para o solo, quanto para os nossos colaboradores”.

Germana Gonçalves, enfermeira responsável pela educação permanente continuada do HEETSHL e organizadora da capacitação, destacou a importância de entender as necessidades do dia a dia do hospital e fazer ações que acrescentem conhecimentos aos funcionários. “A gente identifica a fragilidade e entra em campo para sanar isso por meio de estudos, palestras e treinamentos”.

De acordo com a enfermeira, a educação é a chave para o crescimento pessoal e institucional, por isso, já estão programadas novas ações para o mês de dezembro, como o projeto Viver Bem, que incentiva a troca de livros entre os colaboradores, a ser realizado no dia 28 deste mês, além de cursos e oficinas para o ano de 2019.

Educação Continuada

A educação permanente continuada exerce um papel fundamental ao estimular a busca por novos conhecimentos, como explica Germana Gonçalves: “Nosso papel entra como conscientização, tem pessoas aqui que estavam estagnadas, não estudavam, e quando implantamos esse sistema de educação continuada voltaram. Isso é um ganho, tanto para o profissional, quanto para a instituição”.