Hospital de Trauma de João Pessoa recebe novas camas e berços para mais conforto e segurança dos pacientes

publicado: 22/01/2024 17h59, última modificação: 22/01/2024 17h59
WhatsApp Image 2024-01-19 at 18.11.59 (3).jpeg
WhatsApp Image 2024-01-19 at 18.11.59.jpeg
WhatsApp Image 2024-01-19 at 18.11.59 (1).jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, recebeu, na semana passada, 35 leitos hospitalares e 10 berços para dar mais conforto e segurança aos pacientes internados na unidade de saúde. Os setores beneficiados com a aquisição foram: Área Amarela, Bloco Cirúrgico, Pediatria e Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ). A iniciativa faz parte do programa de infraestrutura hospitalar e modernização dos serviços da saúde desenvolvido pelo Governo da Paraíba.

Segundo o diretor-geral, Laecio Bragante, os recursos são do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, no valor de R$ 404,1 mil. “Esse é mais um investimento da atual gestão para estruturar o complexo hospitalar. Vamos continuar melhorando dia após dia todos os setores, para proporcionar ainda mais conforto à população. Esse investimento faz parte do processo de renovação e modernização do Hospital de Trauma”, frisou.

Para o coordenador do Patrimônio, Augusto Alves, é muito importante a renovação dos equipamentos. “Estamos aguardando chegar mais 60 leitos hospitalares e várias cadeiras ergonômicas para funcionários, o que vai representar mais conforto, diminuindo dores nas costas, ombros e pescoço, além de diminuir a pressão e o peso da lombar e dos quadris”, ressaltou.

Os enfermeiros Larissa Torres e Márcio Morgam acreditam que a chegada dessas novas camas foi muito importante para a Área Amarela. “Principalmente para os pacientes, que se sentem mais seguros, confortáveis e qualidade de vida, evitando quedas e lesões por pressão. Já para os profissionais essa aquisição foi importante pela praticidade de movimentar o paciente”, completaram.

A paciente da Área Amarela Severina Ferreira, 62 anos, aprovou a nova aquisição. “Achei muito confortável essa cama, me sinto inclusive mais segura quando me levanto”. Como também o paciente da pediatria, João Henrique, 5 anos, que, de acordo com a sua mãe, Marta Maria de Jesus, amou o desenho no berço. “Ele estava assustado com o ambiente hospitalar e quando chegamos na enfermaria ele viu o berço e se acalmou com o leão que estava na mobília. Eu também achei lindo e prático, muito fácil de manusear e evitar quedas”, comentou.

As camas hospitalares automatizadas possuem as seguintes especificações: acionamento por sistema elétrico localizado nas grades laterais, superiores e peseira (controle do paciente e do operador); retorno de posição; elevação do apoio dorsal; flexão de pernas; elevação do apoio de pernas para procedimentos vasculares; posição cardíaco, sentado, elevar/baixar do leito; entre outros.