Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza dia ‘D’ da Campanha Novembro Azul

publicado: 21/11/2022 10h04, última modificação: 21/11/2022 10h06
1 | 2
2 | 2
novembro azul (3).jpeg
novembro azul (4).jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou por meio do Grupo de Trabalho Humanizado – GTH, o Dia ‘D’ da Campanha Novembro Azul. A ação foi na última sexta-feira (18), com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O coordenador médico da Urologia da instituição, Emerson Medeiros, explicou que isso aumenta as chances de cura do câncer de próstata. “O tratamento prévio tem uma significativa importância na cura do câncer. É comum que os homens ainda tenham preconceito em realizar exames de rotina e acompanhar sua saúde mais perto, por isso lideram as estatísticas de mortes de doenças naturais no país”, afirmou.

Manoel Lima, funcionário da unidade de saúde, ressaltou a importância da atividade. “As orientações e os esclarecimentos deste evento foram valiosos. Como muitos homens, sou negligente nos cuidados com a minha saúde e vejo o quanto isso pode me prejudicar no futuro. A partir de hoje mudarei minhas atitudes e procurarei fazer exames preventivos”, concluiu.

De acordo com o diretor-geral da unidade, Laecio Bragante, o evento surpreendeu pela adesão de todos. “Ficamos felizes, pois sabemos que o conhecimento abre portas significantes. Uma pessoa bem informada pode desmistificar todo preconceito que existe a respeito do câncer”, salientou.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e ainda é uma das principais causas de morte em homens com mais de 40 anos, juntamente com acidentes vasculares cerebrais e infartos, segundo dados da área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS).