Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza atividades da campanha Setembro Amarelo

publicado: 20/09/2022 11h33, última modificação: 20/09/2022 11h33

O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio. A campanha chamada ‘Setembro Amarelo’ pretende discutir o problema e tratar o assunto como saúde pública. Com esse objetivo, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realiza palestras e diálogos com os pacientes, visitantes e colaboradores da instituição.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, são registrados por ano 12 mil suicídios no Brasil e em torno de um milhão no mundo. A coordenadora de Psicologia do hospital, Alice Vieira, explicou que o suicídio é uma realidade que não pode ser negada. “A maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias psicoativas. É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda. O ideal é um acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além do apoio da família e dos amigos”, ressaltou.

O setor de Psicologia realiza durante todo o mês de setembro palestras e diálogos, tanto no hospital quanto no Ambulatório de Traumatologia da Paraíba - ATP, com o objetivo de refletir, desmistificar e prever o suicídio. Alice explicou ainda que por meio do diálogo e conhecimento dessa realidade é que se pode prevenir a ideação suicida e ajudar as pessoas que estejam passando por este tipo de sofrimento.

Na ocasião dos debates, estão sendo distribuídos lacinhos amarelos, em representatividade da temática e mensagens de carinho, força e determinação. “O lacinho amarelo foi criado em homenagem a uma vítima. A história nos relata que um jovem de apenas 17 anos cometeu suicídio no ano de 1994. Com isso, seus pais e amigos resolveram entregar em seu velório lacinhos amarelos, haja vista que ele tinha conseguido restaurar um veículo Mustang 68 e o pintou na cor amarela. Fato bem conhecido por todos da sua cidade”, finalizou.