Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza 6.674 atendimentos no mês de março

publicado: 06/04/2022 09h44, última modificação: 06/04/2022 09h44

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou, no mês de março, 6.674 atendimentos médicos, sendo 1.507 com classificação de grave ou gravíssima. Mas, os dados ainda revelam resultados animadores: 713 internações e 659 altas, sendo 220 de pacientes que precisaram passar pelas enfermarias. Uma rotatividade de 93%, considerada alta, em relação à complexidade dos casos.

Os casos envolvendo quedas lideraram o mês com 1.233 casos, seguidos por corpo estranho 638, acidentes de moto 631, agressão física 107, atropelamento 66, acidente de bicicleta 62, acidente de automóvel 55, arma de fogo 42 e arma branca 29. Os casos clínicos em destaque foram: Acidente Vascular Cerebral - AVC 262 e Acidente Vascular 106.

Segundo o diretor-geral da unidade de saúde, Laecio Bragante, os atendimentos realizados no hospital são de média e alta complexidade. “O Hospital de Trauma de João Pessoa atende casos de urgência e emergência, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Hemorragias Digestivas. E, em muitos casos, os pacientes precisam ser internados para passar por cirurgias, tratamento conservador e períodos de observação”, explicou.

A coordenadora de Fluxo, Nathalie Queiroga, ressaltou que a rotatividade nos leitos está acontecendo em virtude do grande número de cirurgias que são realizadas diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados. “As cirurgias eletivas estão acontecendo diuturnamente, além disso foi instituído visitas horizontais diárias, ou seja, uma equipe multiprofissional fixa, com os mesmos profissionais, verifica leito a leito a situação de todos os pacientes, bem como a possibilidade de alta, tratamento conservador e cirurgias”, esclareceu.