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Hospital de Trauma de João Pessoa mantém certificado de Acreditação

publicado: 04/09/2019 16h17, última modificação: 04/09/2019 16h17

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, acaba de conquistar a manutenção do certificado de ‘Acreditado Pleno – Nível 2’, da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esse título assegura excelência nos critérios de gestão integrada, mantendo os padrões de segurança do paciente, em todas as áreas de atividade. A unidade de saúde é o primeiro hospital público da Paraíba a conquistar a acreditação “Nível 1 – Segurança”, certificado desde outubro de 2014 e, em novembro de 2018, conquistou a acreditação “Nível 2 – Acreditado Pleno”.

De acordo com o diretor-geral do hospital, Leonardo Leite, a manutenção da certificação plena é uma conquista importante e revela que é possível oferecer um serviço de excelência para a população. “O Hospital de Trauma vem crescendo a cada dia nos processos, nos fluxos e com resolutividade, e tudo isso com o apoio fundamental do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde do Estado, que nos fornece o aporte necessário para seguirmos em frente. Além disso, nossa equipe de colaboradores desempenhou um papel crucial para que pudéssemos chegar até aqui e sem a dedicação e a atuação profissional de cada um não teríamos conseguido. Nosso compromisso é com a população, prestando um atendimento de qualidade ao usuário do SUS”, explicou.

Segundo Dóris Bardini, do Instituto para Planejamento e Pesquisa para Acreditação de Serviços de Saúde (IPASS), a grande dificuldade de um hospital público é manter o processo, e o Hospital de Trauma, mesmo com a complexidade de atender pacientes da urgência e emergência, faz toda diferença na qualidade no atendimento. “A unidade de saúde tem uma relevância extrema para a população da Paraíba e estados vizinhos, pois andando pelo país vemos poucas instituições comprometidas com a população. Os paraibanos podem ter certeza de que no Hospital de Trauma a qualidade do serviço prestado é alta”, frisou.

A gerente do Núcleo da Qualidade da instituição, Isabela Almeida, disse que o caminho foi árduo para atingir a acreditação plena, e manter essa cultura de melhoria contínua na instituição foi fundamental para a conquista da manutenção. “A ONA 2 é resultado do trabalho da equipe e todos estão comprometidos em garantir que o paciente receba atendimento ágil e eficiente. É uma evolução importante e confirma que nosso hospital garante a segurança do paciente considerando a estrutura física, os recursos humanos, os equipamentos, os fluxos de trabalho, os protocolos clínicos e registros ainda mais confiáveis, portanto continuaremos com os diagnósticos de resultados e as melhorias”, explicou.