Notícias
Hospital de Trauma de João Pessoa fornece suporte médico aos atletas do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística
O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba, é conhecido por sua especialização no atendimento a casos de traumas e lesões graves. Em razão de sua expertise e infraestrutura adequada, o hospital foi selecionado para fornecer suporte médico aos atletas adultos e pediátricos do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. A unidade está preparada para fornecer atendimento rápido e especializado caso os atletas necessitem de cuidados durante as competições ou treinos.
Para o coordenador do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Vernior Júnior, a unidade está bem equipada para oferecer o suporte necessário durante o Campeonato Brasileiro, garantindo um atendimento de qualidade e eficiente para todos os participantes.
“Estamos empenhados em assegurar que todos os participantes, técnicos e visitantes tenham uma experiência segura e positiva. Nossa rede hospitalar está preparada para oferecer todo o suporte necessário, reafirmando nosso compromisso com a saúde e o bem-estar de todos. Agradecemos a confiança e desejamos a todos um excelente campeonato, repleto de conquistas e momentos inesquecíveis”, destacou.
O Hospital conta com equipes multidisciplinares, incluindo cirurgiões ortopédicos, fisioterapeutas e outros especialistas que oferecem cuidados especializados e reabilitação, essenciais para a recuperação de atletas e o retorno seguro às competições. Segundo Vernior Júnior, a unidade já recebeu atletas da competição. “Recebemos uma atleta infantil que caiu da barra. Ela apresentou muita dor no calcanhar e foi imediatamente trazida para nossa unidade de saúde. No entanto, a fratura foi descartada por meio do raio-X”, salientou.
De acordo com o fluxo formalizado pela Central Estadual de Regulação Hospitalar, o Hospital de Trauma de João Pessoa é responsável pelos acidentes e traumas ocorridos durante o evento, tanto para adultos quanto para pediátricos. O Complexo Pediátrico Arlinda Marques será encarregado dos eventuais casos clínicos pediátricos, enquanto o Hospital do Servidor General Edson Ramalho atenderá aos casos clínicos adultos.
O gerenciamento do transporte das ambulâncias está a cargo da Central de Operação de Frota Inter-Hospitalar (COFIH). As ambulâncias do Coração Paraibano estarão disponíveis para os primeiros atendimentos e para transportar os atletas para os hospitais referenciados.
Competição - O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística ocorre entre os dias 15 e 22 de setembro, em João Pessoa. O evento começou com a categoria infantil nesse domingo (15), e as disputas profissionais acontecem ao longo da semana. A modalidade está em alta, e a demanda por ingressos foi tão grande que a disponibilidade esgotou em apenas uma hora, um tempo recorde, segundo a Confederação Brasileira de Ginástica.
Entre os destaques do campeonato estão a maior medalhista olímpica do Brasil, Rebeca Andrade, e as medalhistas de bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: Lorrane Oliveira, Jade Barbosa e Júlia Soares. Também confirmado está o medalhista olímpico de bronze na Rio 2016, Arthur Nory.