Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa divulga balanço do atendimento do fim de semana

publicado: 14/06/2021 11h17, última modificação: 14/06/2021 11h17

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o fim de semana 262 atendimentos, sendo que 101 foram considerados casos graves ou gravíssimos. Nesse período, a unidade de saúde realizou 49 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da 0h do sábado (12) até às 23h59 deste domingo (13).

Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência com 64 casos, superando acidentes de moto com 40. Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram corpo estranho (17), queimadura (oito, sendo uma por fogos de artificio), agressão física (oito), atropelamento (seis), acidente de bicicleta (cinco), acidente de automóvel (quatro), arma de fogo (quatro) e arma branca (três).

O bairro de Oitizeiro lidera os atendimentos com 13 entradas, seguido por Mangabeira (11), Cristo (oito), Pedro Gondim (sete) e Bancários (seis). Já em relação aos municípios, Santa Rita lidera com 11, seguida por Bayeux (sete), Cabedelo (quatro), Mamanguape (seis) e Lucena (quatro).

Perfil - O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltado para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.