Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa divulga balanço de atendimento do fim de semana

publicado: 30/08/2021 10h13, última modificação: 30/08/2021 10h13

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o fim de semana 253 atendimentos, sendo que 102 foram considerados casos graves ou gravíssimos. Nesse período, a unidade de saúde realizou 40 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da 0h do sábado (28) até às 23h59 horas deste domingo (29).

Durante o fim de semana, as quedas lideraram as entradas da emergência, com 58 casos, seguidas por acidentes de moto (51). Outros casos registrados na unidade de saúde foram corpo estranho (28), trauma (13), agressão física (13), acidente de automóvel (12), acidente de bicicleta (cinco), atropelamento (quatro), arma de fogo (cinco), arma branca (dois), queimadura (quatro). Os casos clínicos em destaque foram Acidente Vascular Cerebral (10) e Acidente Vascular (quatro).

O bairro do Valentina lidera os atendimentos com 15 entradas, seguido por Gramame (oito), Mangabeira (sete), Geisel (seis) e Cristo (cinco). Já em relação aos municípios, lidera Santa Rita com 20, Bayeux (13), Mamanguape (nove), Lagoa de Dentro (sete) e Cruz do Espírito Santo (seis) vêm na sequência.

Perfil - O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltado para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.