Hospital de Trauma de João Pessoa celebra 20 anos de fundação

publicado: 04/08/2021 11h55, última modificação: 04/08/2021 11h55

Em 5 de agosto, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena celebra 20 anos de fundação. A unidade tornou-se referência em diversas especialidades de média e alta complexidade para a Paraíba e estados circunvizinhos, principalmente na área de traumatologia, ortopedia e queimadura.

São duas décadas de serviços dedicados à saúde da população, com atendimento de excelência, humanizado e bons profissionais. O Hospital de Trauma é reconhecido como um dos mais eficientes hospitais da região, justamente por causa dessa combinação de sucesso.

A unidade de saúde atendeu, no primeiro semestre de 2021, quase 34 mil pacientes, uma média mensal de mais de cinco mil. Atualmente o hospital conta com 2.500 funcionários, divididos em urgência e emergência, bem como área para pacientes com Covid-19. São 300 leitos, divididos entre: Unidade de Terapia Intensiva – UTI, Unidade de Terapia de Queimados – UTQ, Enfermarias, Complexo Pediátrico, área de Emergência, Consultórios, Bloco Cirúrgico e área Covid-19.

Residência - O Hospital também possui o programa de Residência Médica, subordinado à Comissão de Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que tem se consolidado, cada vez mais, no âmbito nacional, como polo formador de profissionais.

Os formandos do Programa de Pós-Graduação em Ortopedia e Traumatologia, desenvolvido pela SES no Hospital de Trauma, obtiveram 100% de aproveitamento, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, o que significa que todos os residentes da instituição são aprovados com mérito no Teste de Avaliação dos Residentes em Ortopedia – Taro.

Os formandos do Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia, desenvolvido no Hospital de Trauma, obtiveram a quarta melhor média nacional, destacando-se entre os 98 Centros de Ensino e Treinamento-CETs existentes em todo o Brasil. A avaliação é realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) com todos os residentes do país.

A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Manual da Residência e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.

Complexo Pediátrico - Pensando na humanização do atendimento infantil, e em agilizar o processo de recuperação das crianças, foi realizada em 2020, uma reforma na Pediatria, que agrega a Observação Pediátrica, enfermarias, consultórios, Unidade de Terapia Intensiva e brinquedoteca, formando-se um Complexo Pediátrico, com vários recursos e profissionais qualificados.

O complexo pediátrico dispõe de enfermarias separadas para bebês e crianças maiores, um consultório todo equipado e exclusivo para atender este público. Foi possível também ampliar mais um leito de UTI pediátrica, para cuidados intensivos, com estrutura de suporte à permanência dos familiares (como novas poltronas). Além das enfermarias e observação pediátrica, que juntas possuem 22 leitos.

O complexo também oferece atividades lúdicas diariamente com a presença de uma terapeuta ocupacional. Sem falar nas datas comemorativas, quando a equipe se empenha para realizar uma programação diferenciada.

Área Covid-19 - O Hospital de Trauma atende casos de Covid-19 desde 23 de fevereiro e atualmente dispõe de mais de 70 leitos para atender casos do novo coronavírus, sendo 30 de UTI – Unidade de Terapia Intensiva, 34 para UDC (Unidade de Decisão Clínica) e oito de enfermaria, todos regulados pela Secretaria de Saúde do Estado. O Complexo Hospitalar recebe pacientes em estado de saúde considerado grave e gravíssimo.