Notícias
Hospital de Trauma de Campina promove atividades no Abril Verde
O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes em Campina Grande, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, promove no período de 22 a 27 de abril, a ação Abril Verde. Durante toda a semana será ofertada aos trabalhadores uma programação que inclui seminários, oficinas, rodas de conversa e práticas integrativas de saúde.
De acordo com a diretora geral do Trauma-CG, Ingrid Ramalho, essas ações buscam informar ou refletir sobre os problemas que atingem a Segurança e Saúde do Trabalhador.
Para a coordenadora do setor de saúde do trabalhador, Cristiana Porto essa semana é de fundamental importância para a conscientização dos trabalhadores, trazendo uma reflexão da prevenção e proteção do trabalhador no seu ambiente de trabalho, preservando sua Saúde.
Na programação desta segunda-feira aconteceu a vacinação contra a influenza para os profissionais de saúde e distribuição de folders informativos e laços verde.
Nesta terça-feira, a partir das 14h, acontecerá no auditório da unidade de saúde uma capacitação das normas de segurança no trabalho com o Educador da Fundacentro-PE, José Hélio Batista.
De quinta a sábado haverá a ação degustando o trabalho no refeitório do Trauma-CG com musicoterapia e abordagem informativa junto aos colaboradores.
De acordo com o coordenador do Abril Verde no Hospital de Trauma de Campina, o psicólogo Moisés de Lima, essas ações contribuem para o fortalecimento de laços de segurança criados no espaço de práticas do trabalhador. A semana do abril verde iniciou com o café verde e a ginástica laboral oferecidos na manhã desta segunda feira. O trabalhador se mune de ferramentas e consegue se proteger de acidentes quando recebe informações sobre meios de prevenção de acidentes, destaca o psicólogo.
Abril Verde - No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o "Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho". A data foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.
No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei Nº 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.