Notícias

Hospital de Trauma de Campina Grande registra captação de rins para transplante

publicado: 07/07/2023 18h57, última modificação: 07/07/2023 18h57

A Central de Transplantes da Paraíba registrou, na madrugada desta sexta-feira (7), no Hospital de Trauma de Campina Grande a captação de dois rins e duas córneas.  A doação foi autorizada pela família de uma mulher de 57 anos, que teve a morte encefálica confirmada em decorrência de um acidente vascular cerebral hemorrágico. 

A cirurgia para a retirada dos órgãos teve início por volta das 2h e terminou perto das 5h. A Central ficou responsável pelo encaminhamento dos rins para o transplante. Os órgãos seguiram em aeronave para o estado de Minas Gerais, onde foram transplantados em um homem de 40 anos e uma mulher de 46, respectivamente. 

Já as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos da Paraíba, em João Pessoa, onde são avaliadas e definidas as pessoas que vão receber os tecidos.

De acordo com a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, o avanço dos números é em decorrência do constante trabalho e aperfeiçoamento das equipes envolvidas. “É importante ressaltar que a doação de órgãos e transplantes aqui na Paraíba tem avançado muito e ajudado a transformar a vida dos pacientes e das famílias. Isso é fruto de um trabalho incansável da nossa equipe e da sensibilidade das famílias, que, mesmo diante da dor, escolhem salvar outras vidas”, observa.

Este ano, a Paraíba já registrou 131 transplantes e 461 pessoas ainda aguardam na fila a espera pela doação de um órgão ou tecido.