Notícias

Hospital de Santa Luzia recebe o Programa Opera Paraíba para realização de 70 cirurgias gerais no final de semana

publicado: 18/05/2024 19h00, última modificação: 18/05/2024 19h00
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
20240518_104215.jpg
20240518_104202.jpg
20240518_103501.jpg
20240518_103517.jpg

A Secretaria de Saúde do Estado (SES) realiza mais uma ação do Programa Opera Paraíba, iniciativa do Governo da Paraíba que facilita o acesso da população às cirurgias eletivas. A partir dessa sexta-feira (17) até esse domingo (19), estão previstos mais de 70 procedimentos de cirurgias gerais, de histerectomia, hernioplastia e colecistectomia (retirada da vesícula), no Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, unidade de saúde estadual em Santa Luzia que é referência para a população do Vale do Sabugi e cidades circunvizinhas. 

A diretora-geral Hellyda Francinne explica que os procedimentos já são realizados no Hospital, mas para atender a demanda é preciso esse suporte da Secretaria Estadual de Saúde com as ações itinerantes do Programa. “É com muita alegria que a gente recebe mais uma vez o Opera Paraíba aqui na unidade. O Hospital e Maternidade de Santa Luzia está aqui para atender todo o Vale do Sabugi e 3ª Macrorregião e estamos à disposição para trabalhar cada vez mais para melhorar a assistência de saúde da nossa Paraíba”.

Com mais de 100 paraibanos atendidos com cirurgias eletivas, o Programa Opera Paraíba tem melhorado a vida de pessoas como Jacileuda Paulino Pontes de Lucenas,  auxiliar de serviços, de 45 anos, moradora do município de Emas, que sofria com sangramentos e dores intensas devido à formação de quatro miomas. “Eu fiz a ultrassom há uns anos atrás e deu quatro miomas. No período eu fui acompanhando, mas chegou uma hora que cresceu demais, meu útero tá crescido. Então, busquei no postinho da minha cidade, fui encaminhada para a secretaria de saúde e a secretaria fez todo o procedimento de marcar consulta até chegar aqui no Programa Opera Paraíba. Agora eu vou me livrar dessas dores e ter uma vida saudável”.

Damara Iris da Silva Santos Lima, professora, de 35 anos, mora em São José do Sabugi, descobriu que tinha pedra na vesícula e há seis anos estava procurando uma forma de fazer a cirurgia. “Eu sentia muito enjoo, mudei a dieta por conta dos enjoos, mudei a  alimentação para não sentir mais dores. Eu achei muito bom poder fazer a cirurgia aqui em Santa Luzia, que é mais próximo, e eu sempre quis ser atendida aqui no Hospital de Santa Luzia, para não precisar ir até João Pessoa”, comemora.

Desde 2019, o Programa Opera Paraíba já levou mais de 100 mil procedimentos de média e alta complexidade para o interior do estado. Para ser contemplado pelo programa, os usuários devem fazer a solicitação por meio da secretaria de saúde de seu município ou realizar o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br, preenchendo os dados pessoais, comprovante de residência e anexando exames e laudos médicos.