Hospital de Pombal promove curso de atendimento pré-hospitalar e resgate

publicado: 17/07/2019 15h46, última modificação: 17/07/2019 15h47
ses hos regional de Pombal curso atendimento pre hospitalar e resgate 4.jpg

O Hospital Regional de Pombal Senador Rui Carneiro (HRP), que integra a rede estadual de saúde, promoveu de segunda (15) até esta quarta-feira (17) o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar e Resgate. Com carga horária de 20 horas, tendo como base a portaria 2048/MS, a capacitação aconteceu na recepção da maternidade da instituição e foi destinada a enfermeiros e condutores socorristas, um total de 24 profissionais.

“O curso foi ministrado pelo enfermeiro Roberto Vaz e abordou temas como parada respiratória, queimaduras, imobilizações e questões referentes aos traumas e seus efeitos. A população é maior beneficiada com este tipo de atividade, porque, com profissionais qualificados, o paciente tem a garantia de receber os cuidados adequados, através de um serviço prestado com excelência”, esclareceu a diretora geral do HRP, Kévia Dantas.

O atendimento pré-hospitalar bem executado é parte fundamental de um socorro de sucesso. Também chamado pela sigla APH, é o socorro rápido e eficiente no local da ocorrência, que pode levar, ou não, à remoção do paciente para a unidade hospitalar.

“O serviço pré-hospitalar salva vidas e previne o agravamento no quadro de saúde das vítimas de vários tipos de ocorrências, como traumas e mal súbito. O atendimento de primeiros socorros do APH exige alto nível técnico e humanização dos procedimentos, por isso são necessárias frequentes capacitações para manter os profissionais capacitados e atualizados na dinâmica do serviço”, pontuou Kévia.