Notícias

Hospital de Patos registra aumento em internações por causa de acidentes de trânsito no final de semana

publicado: 16/08/2021 17h56, última modificação: 16/08/2021 17h56

Com uma média de cinco internações por final de semana de vítimas de acidentes de trânsito este ano, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, registrou, neste final de semana (13 a 15), um aumento de 140% no número de internações, atingindo a marca de 12 pacientes, sendo 10 deles vítimas de acidentes de moto, um de automóvel e outro de bicicleta. Dos 29 acidentados atendidos, 21 eram homens e oito mulheres. 

No final de semana, entre as 18h da sexta-feira (13) e a meia noite do domingo (15), o plantão da Emergência e Urgência do Complexo registrou o atendimento de 162 pessoas e a realização de 16 cirurgias. 

“Infelizmente, ao compararmos a demanda de internações deste final de semana com a média dos demais finais de semana do ano, constatamos esse aumento muito significativo. E apesar de termos tido menos acidentes que o final de semana anterior, o quantitativo de internações foi bem maior, o que demonstra que os acidentes foram mais graves”, destaca o diretor geral do Complexo. Francisco Guedes.

O plantão de maior movimento foi o de sábado, quando 74 pessoas foram atendidas. No domingo foram mais 70 pacientes e na noite da sexta-feira, outras 18 pessoas deram entrada na unidade. Entre as 18h do dia 13 até a meia noite deste domingo, o boletim de atendimentos do hospital, que integra a rede estadual de saúde, apontou ainda que foram realizadas 16 cirurgias, sendo cinco vascular, quatro cirurgias oncológicas, quatro procedimentos de ortopedia e ainda três cirurgias geral.

Dos 29 acidentados, 12 deles permaneceram internados para cuidados posteriores. Os demais foram liberados após os primeiros socorros. Dos acidentados, a maior parte deles foi da cidade de Patos, com 10 pessoas no total, mas vieram pacientes das cidades de São Bento, São José de Espinharas, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, Catolé do Rocha, Brejinho, Vista Serrana, Paulista, Desterro e Diamante. Duas pessoas que não moram na Paraíba, mas se acidentaram no Estado também foram socorridas para a unidade: uma da cidade de Bom Jesus da Penha (MG) e outra de Fortaleza (CE).

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste último final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, hipertensão, contusão diversa, queda de nível, sintomas de síndrome gripal, edema, entorse/torção, dor no tórax, vacinação, dormência/paralisia, sangramento, reação alérgica, dificuldade de respirar, dor de cabeça, entre outros motivos.