Notícias
Hospital de Patos realiza mais de 390 atendimentos e 41 cirurgias no período do carnaval
O balanço do plantão do carnaval, que compreendeu o período entre a sexta-feira (9) e a terça-feira (13), na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), foi de 399 atendimentos e 41 cirurgias, sendo 23 de urgência e 18 eletivas. Desse total de atendimentos, 43 pessoas deram entrada na unidade vítimas de sinistros de trânsito, sendo 42 acidentados em motos e um por atropelamento.
O plantão com maior número de atendimentos foi o de segunda-feira (12), quando 102 pessoas deram entrada no hospital, seguido do domingo (11), quando outras 100 pessoas foram atendidas. Na noite da sexta-feira (9), 23 pessoas deram entrada no hospital por problemas diversos; e no sábado (10), mais 92 pessoas foram atendidas na urgência e emergência; e na terça-feira (13), outras 82 pessoas deram entrada na unidade.
Das 43 vítimas de sinistros de trânsito, 23 eram da cidade de Patos. Mas o hospital recebeu acidentados vindos das cidades de Areia de Baraúnas, Brejo do Cruz, Catingueira, Condado, Coremas, Desterro, Junco do Seridó, Mãe D’água, Matureia, Paulista, Piancó, Quixaba, Santa Teresinha, São Bento, São José de Espinharas, São José do Bonfim e Vista Serrana. Seis pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste plantão do carnaval, pela ordem de casos, foram de pacientes com queixas de dores (129), com lesões por quedas (41), com mal estar (11), farturas (10), crise hipertensiva (9), com quadro de diarreia (8), AVC (8), entre outros motivos com menor frequência.
Dos 41 procedimentos cirúrgicos, a maior parte foi de Cirurgia Oncológica, com 14 casos, seguida de Cirurgia Geral (10), Cirurgia Vascular (8) e Ortopédica (6). O hospital realizou ainda uma cirurgia clínica, outra urológica e uma buco-maxilo.
“Foi um plantão de carnaval bem movimentado, inclusive, com um significativo número de cirurgias, mas conseguimos atender toda a demanda, pois tínhamos nos preparado para esse aumento natural de procura pelos nossos serviços que ocorre sempre que há um feriado prolongado ou é período de festejos”, destaca o diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes.