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Hospital de Patos melhora assistência com ficha de controle de antibióticos

publicado: 30/01/2020 16h52, última modificação: 30/01/2020 16h52
Profissionais da Farmácia e do  SCIH reunidos para avaliar resultados após implantação da ficha de con trole de antibió.jpg

Com a implantação de um simples procedimento, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) conseguiu reduzir em 28,8% o uso de antibióticos, entre os meses de outubro do ano passado e janeiro deste ano. A adoção de uma ficha de controle de solicitação de antimicrobianos, monitorada pelas equipes que atuam nos setores da Farmácia e do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH), conseguiu aprimorar a terapêutica da unidade, tornando-a ainda mais segura, efetiva e eficaz com ganho de qualidade na assistência aos pacientes e no serviço prestado a eles.

O médico responsável pelo Serviço de Controle de Infecções Hospitalares do Complexo, Diego Varela, explica que o sistema de controle de fichas é muito simples, mas bastante eficaz no que diz respeito à distribuição de medicamentos e que a sistemática foi introduzida para melhorar a rotina de prescrição de antibióticos para pacientes admitidos e que permanecem internados. 

“Implantamos as fichas de controle de solicitação de antimicrobianos visando melhorar essa dinâmica na unidade, a fim de garantir o completo tratamento das patologias dos pacientes, mas, ao mesmo tempo, restringindo o uso de antimicrobianos, especialmente aqueles que têm um espectro de atuação mais amplo, que são os antibióticos mais fortes que se forem utilizados de forma indevida podem selecionar algumas bactérias e fazer com que apareçam infecções multiresistentes”, disse o médico.

Ainda segundo Diego, esse risco de disseminação de infecções multiresistentes pode ser minimizado com essa simples conduta adotada pelo Complexo, desde outubro do ano passado. “Atuando com mais controle, a gente busca, enquanto SUS, oferecer o melhor tratamento ao paciente, diminuindo o risco à saúde deste paciente, assegurando assim um tratamento ainda mais eficaz e completo”, reitera o médico. Ele lembra que, apenas com a adoção da ficha de controle de solicitação de medicamentos, a unidade conseguiu reduzir não apenas a utilização de antibióticos em quase 30%, como diminuir a incidência de infecções multiresistentes garantindo um ambiente com menos riscos aos pacientes.

A ideia, segundo Dr. Diego, é tornar a ficha de solicitação de antimicrobianos uma rotina automática, imprescindível e permanente na unidade. “Com essa rotina cotidiana vamos diminuir ainda mais o uso de medicamentos controlados, as infecções multiresistentes, os riscos aos pacientes e melhorar, cada vez mais, a qualidade do atendimento no hospital de Patos”, reforçou o médico. A ficha de solicitação, segundo Dr. Diego, é preenchida pelo médico que solicita a medicação. Nela é preciso constar o nome completo do paciente, idade, em qual setor ele está internado na unidade, o tipo de infecção, o número de dias do tratamento e a justificativa para utilização de tal medicação.

 “Nos hospitais e em outros serviços de saúde, a assistência farmacêutica é parte essencial dos processos de atenção à saúde em todos os níveis de complexidade. Essa ficha de controle, portanto, aprimorou nossa rotina nos dando a garantia de que esse processo de liberação de antibióticos passou a acontecer de forma mais eficaz e segura, com ganhos para o paciente e para o ambiente hospitalar. Além disso, constatamos uma redução de custos com o melhor uso dos antimicrobianos. Ou seja, houve ganhos para o paciente e a unidade que melhorou sua prestação de serviços gerando economia e mais segurança”, destaca a diretora geral do Complexo, Liliane Sena, que soltou comunicado interno agradecendo e parabenizando os profissionais das equipes da Farmácia, Enfermagem e do SCIH envolvidos neste processo de melhoria contínua da prestação de serviços da unidade, especialmente, a responsável técnica Luciana Coutinho. “Foi ela quem idealizou o controle através desta ficha e é quem acompanha e monitora todas as informações deste processo. Essa ideia de Luciana melhorou nossos processos de controle nessa área”, finaliza a diretora.

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