Notícias
Hospital de Patos atende mais de 380 pessoas e realiza 66 cirurgias no feriadão de finados
O plantão do feriadão de Finados, que compreendeu o período a partir das 18h da quarta-feira (1) até a meia-noite do domingo (4), registrou na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), o atendimento a 389 pessoas, 108 das quais se queixavam de dores diversas. O hospital, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, realizou no período 66 cirurgias e atendeu 42 vítimas de sinistros de trânsito, sendo 40 delas com envolvimento em acidentes com motos.
Os plantões da sexta-feira (3), do sábado (4) e do domingo (5) foram os mais movimentados, com respectivamente, 93, 98 e 99 atendimentos. Na noite da quarta-feira (1), foram atendidas mais 30 pessoas e no dia 2, mais 69, totalizando 389 atendimentos durante o feriadão.
Além das 40 vítimas de sinistros de trânsito com motos, o hospital atendeu ainda um caso de atropelamento e um acidente de bicicleta. A maior parte dos acidentados foi da cidade de Patos, com 26 casos, mas o hospital recebeu pacientes das cidades de Catingueira, Condado, Desterro, Gado Bravo, Malta, Matureia, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Bento, São José de Caiana, São Mamede, Tavares e Teixeira.
Além dos 108 casos de pessoas se queixando de dor e dos 42 acidentados, o hospital atendeu 58 pessoas que se feriram por causa de quedas, 16 com torção, 15 com dispneia, 13 com traumas diversos, dez com crise hipertensiva, outras dez pessoas se queixando de cefaleia, seis com fraturas, outros seis para retirada de corpo estranho, entre outros sintomas. Uma pessoa deu entrada por coma alcoólico e outra por causa de um acidente com arma de fogo.
Dos 66 procedimentos cirúrgicos, 30 foram de urgência e 36 eletivos. O maior número de procedimentos foi de cirurgias oncológicas, com 27 casos, seguido de vascular, com 16 cirurgias. Foram realizadas ainda 14 cirurgias ortopédicas, sete geral, uma urológica e outra buco-maxilo.
O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, lembra que, embora o número de cirurgias tenha sido significativo, tudo ocorreu bem. “Já temos uma boa média de cirurgias por plantões de finais de semana, além disso como atendemos urgência e emergência, sempre estamos preparados, tanto do ponto de vista de equipe, quanto de suprimentos e medicamentos, de forma que, mesmo tendo uma demanda maior de cirurgias, a gente consegue atender bem com nossas três salas cirúrgicas”, destacou Francisco, lembrando que, em breve, o hospital contará com novo bloco cirúrgico, com seis salas graças à obra de ampliação do hospital que está em curso e que também inclui uma nova UTI com 10 leitos.