Notícias

Hospital de Patos atende mais de 250 pessoas e realiza 36 cirurgias no final de semana

publicado: 31/10/2022 16h37, última modificação: 31/10/2022 16h37

O plantão do final de semana (28 a 30) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento a 254 pessoas, e a realização de 36 cirurgias, sendo 15 de urgência e 21 eletivas. Destes, foram atendidas 27 vítimas de sinistros de trânsito, sendo a maioria delas – 20 no total – de pacientes que se envolveram em acidentes com motos. O plantão compreendeu as entradas na unidade entre as 18h da última sexta-feira (28) até a meia-noite deste domingo (30).  

O plantão de maior movimento foi o de sábado (29), quando foram atendidas 113 pessoas, seguido do domingo, com mais 94 atendimentos e, na sexta-feira, das 18h até a meia-noite, outras 47 pessoas deram entrada na unidade. Dos 36 procedimentos cirúrgicos, a maior parte foi de cirurgias oncológicas, num total de 21 procedimentos, seis cirurgias gerais, quatro ortopédicas e outras quatro vasculares.

Além dos pacientes com acidentes de moto, houve ainda o atendimento a três pessoas vítimas de sinistros de trânsito com automóvel e quatro vítimas de atropelamento. A maior parte dos acidentados era de Patos, 15 no total, mas o hospital também atendeu vítimas das cidades de Catolé do Rocha, Coremas, Imaculada, Malta, Piancó, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José da Lagoa Tapada, Junco do Seridó e São Bento. Dos 27 acidentados, 10 deles permaneceram internados para cuidados posteriores.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, cortes, mordida de animal, vômito, sangramento, dor nas pernas, dor nos rins, torção, pancadas diversas, crise convulsiva, entre outros motivos.