Notícias

Hospital de Mamanguape inicia atividades alusivas ao Agosto Dourado

publicado: 01/08/2019 18h15, última modificação: 02/08/2019 12h02

O mês de agosto é marcado por uma campanha anual de incentivo à amamentação, o ‘Agosto Dourado’. Durante 31 dias, o Hospital Geral de Mamanguape estará intensificando as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno com o objetivo de sensibilizar as mães sobre a importância desse alimento nos primeiros anos de vida da criança. Seguindo o tema proposto pela Semana Mundial de Aleitamento, ‘Empoderar mães e pais: favorecer a amamentação’, o destaque da programação preparada pela unidade de saúde é a realização de mais uma edição do workshop Mamãe Bebê, que acontecerá no próximo dia 7, a partir das 14 h, no auditório do complexo hospitalar.
 
No primeiro dia da campanha, a instituição espalhou a cor dourada pelos corredores, fazendo referência à riqueza do leite materno enquanto alimento. Além disso, laços dourados foram distribuídos entre colaboradores e assistidos que também receberam informações relativas à importância da amamentação, do funcionamento do Posto de Coleta de Leite Humano e da programação especial que envolve treinamentos, palestras e aconselhamento em amamentação.
 
Amanda Priscila, profissional responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano do HGM, destacou que o complexo hospitalar desenvolve ações o ano inteiro, mas os resultados são ainda mais positivos quando estas são intensificadas. “Ao analisar os dados, percebemos o quanto as campanhas são importantes. Em abril deste ano, desenvolvemos uma série de ações com o objetivo de sensibilizar as mamães, a fim de aumentar as doações de leite materno. O resultado foi um aumento de mais de 300% na quantidade de leite doado, número que comprova a eficácia de atividades bem desenvolvidas como as que estamos planejando para este mês de agosto”, afirmou.
 
Já o gerente assistencial Fábio Ricardo, explicou que o incentivo à amamentação exclusiva faz parte da rotina da unidade hospitalar. “Vários estudos comprovam os benefícios fisiológicos, psicológicos, socioeconômicos e culturais da amamentação tanto para a criança, como também para a mãe. Sabendo disso, e seguindo os princípios e diretrizes do SUS, aproveitamos os momentos de aconselhamentos, palestras e visitas para reforçar a importância da amamentação nos primeiros anos da vida da criança”, acrescentou.
 
O Hospital Geral de Mamanguape dispõe atualmente de 70 leitos, sendo 10 deles de UTI, três salas de cirurgia, três salas de parto, e oferece aos pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X, além de uma maternidade. O complexo hospitalar conta com os trabalhos de cerca de 500 profissionais, que prestam atendimentos aos moradores dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca.