Notícias
Hospital de Coremas registra mais de 300 atendimentos no plantão do final de semana
Entre a noite da sexta-feira (2) e a meia-noite deste domingo (4), a Urgência e Emergência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, pertencente à rede estadual de saúde, atendeu 163 pacientes. No mesmo período, a unidade também realizou 188 atendimentos ambulatoriais e três internações. No total, foram assistidas 351 pessoas pelo serviço no final de semana.
As três maiores causas de atendimentos na urgência foram de pessoas com queixas de dores diversas, casos de diarreia e crise nervosa, nessa ordem. Mas a unidade também registrou atendimentos por conta de acidentes com objeto perfurocortante, casos de cefaleia, retirada de corpo estranho, dificuldade de urinar, febre, crise hipertensiva, mal-estar, reação alérgica, sintomas de síndrome gripal. Houve ainda um caso de tentativa de suicídio. Foram 66 atendimentos na sexta-feira (2), 51 no sábado (3) e mais 46 no domingo (4).
No ambulatório passaram por consulta médica, na sexta-feira, 71 pessoas. No sábado, foram atendidos mais 57 pacientes, e no domingo, mais 60 pessoas foram avaliadas pelos médicos de plantão. Três pessoas tiveram que ser internadas após a consulta. Duas por causa de gastroenterocolite aguda (geca - inflamação gastrointestinal, causada principalmente por vírus, bactérias e intoxicações alimentares) e outra por causa de agravamento de quadro de pneumonia.
A diretora-geral do hospital, Josielma Oliveira, destaca que os casos de mal-estar e geca têm sido recorrentes nos plantões do final de semana. “Temos observado que esses casos de complicações gastrointestinais ligados à alimentação aumentam nos plantões do final de semana, talvez pelo fato das pessoas exagerarem nas comidas gordurosas e muito calóricas, muitas vezes associadas ao uso de álcool, o que agrava o quadro”, afirma ela.